Notícias




 

Mudanças climáticas ameaçam o nordeste com a desertificação

publicada em 22-10-2009

Fonte: Nordeste Rural

 

 

O aumento da temperatura e as alterações no regime de chuvas poderão afetar de forma muito grave a produção agrícola, modificar o bioma e acelerar a degradação do ambiente no nordeste. Estudos recentes que estão publicados no livro “Mudanças Climáticas e Desertificação no Semiárido Brasileiro”, que foi lançado durante o seminário “Bases tecnológicas para uma gestão municipal de convivência com o semiárido” revelam que, incluída a área onde a desertificação ainda ocorre de forma moderada, o fenômeno atinge cerca de 600 mil km2, cerca de 1/3 de todo o território nordestino.

 

De acordo com o engenheiro agrônomo e pesquisador Pedro Carlos Gama da Silva, tanto o Ceará quanto Pernambuco são os estados mais castigados, embora, proporcionalmente, a Paraíba seja o estado com maior extensão de área comprometida: 71% do seu território já apresentam os efeitos da desertificação. Dados do livro mostram que do total de 1.482 municípios brasileiros afetados pela seca e suscetíveis ao fenômeno, 771 estão incluídos entre os que registram os mais baixos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH).

 

Diante do quadro das secas recorrentes da região, e que passam a adquirir contornos de maior gravidade com efeitos das mudanças do clima sobre as atividades agrícolas e as fontes de recursos hídricos, são as prefeituras e secretarias as instituições que mais são procuradas para resolver e ajudar nos problemas provocados pelas estiagens.

 

A realização de encontros e reuniões para discutir o problema devem, sempre, envolver os prefeitos, secretários e profissionais de instituições públicas e ONGs vinculados à assistência técnica a agricultores para que seja fortalecido o papel dos municípios no planejamento de ações que preservem seus recursos naturais com o apoio aos agricultores.


<< Voltar

 

COPYRIGHT © 2008 GOVERNO DE PERNAMBUCO
Av. General San Martin, 1371 - Bongi - Recife - PE - CEP: 50761-000 - PABX: (81) 3184-7200