Notícias




 

Fitoterápicos fazem sucesso entre público que visita a 68ª Exposição de Animais

publicada em 14-11-2009

Uma das principais atrações do estande da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (SARA), na 68ª edição da exposição Nordestina de Animais e Produtos Derivados, que ocorre até amanhã, no Parque Professor Antônio Coelho, no Cordeiro, é a mostra e comercialização dos produtos fitoterápicos produzidos pelos técnicos do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), a partir de plantas e ervas da região. Além de eficientes, os preparados são bem mais baratos, sendo vendidos de R$ 0,05, o chá, a R$ 5, os medicamentos em cápsulas.

Os preparados fitoterápicos, em formas de chás, pomadas, tinturas, xaropes, xampu, supositórios, sumo natural e cápsulas, são produzidos pelo laboratório do IPA, localizado na Perpart S/A, e podem ser encontrados nas farmácias instaladas no próprio local ou, ainda, na sede do IPA, no Bongi, Casa da Cultura, Secretaria de Saúde, Centro de Treinamento do Carpina (Cetreino) e no IPA de Palmares.

Entre as principais plantas utilizadas estão colônia, falso boldo, alumã, hortelã miúda, alho-do-mato, cebola branca, espinho cigano, mastruz, poejo, aroeira, pata de vaca, confrei, capim-santo, chambá e babosa. A novidade são as balas de gengibre, que brevemente estarão no mercado e são indicadas como antisséptico para boca e garganta e estimulante do apetite.

Os especialistas chamam a atenção de que os preparados com plantas medicinais, além de serem mais econômicos para o bolso dos pernambucanos, servem também como preventivos, evitando o aparecimento de doenças como tosse, afecções gástricas, cólicas, expectorante, anti-inflamatório, dilatador dos brônquios e redução da pressão arterial.      

<< Voltar

 

COPYRIGHT © 2008 GOVERNO DE PERNAMBUCO
Av. General San Martin, 1371 - Bongi - Recife - PE - CEP: 50761-000 - PABX: (81) 3184-7200