Notícias




 

Feira Tecnológica Itinerante está a caminho do Ceará

publicada em 15-11-2009

Fonte: MDA

As trinta carretas que transportam o que há de mais novo em máquinas e equipamentos agrícolas voltados à agricultura familiar deixaram nesta sexta-feira (13) a Bahia e já estão a caminho do Parque de Exposições de Crato, município do Ceará situado entre as regiões do Cariri e do Centro Sul e distante 600 quilômetros de Fortaleza.

Em Crato, a Feira começará às 8h de segunda-feira (16) e deve receber mil produtores de todos os municípios próximos. “Nosso propósito é mostrar para o agricultor familiar que existem equipamentos apropriados para eles. Mostrar que há recurso disponível do Governo Federal para que modernizem suas propriedades para potencializar a produção”, explica o coordenador das caravanas da Feira Tecnológica Itinerante no Ceará, Walmir Severo, que é também diretor Técnico da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará - Ematerce.

No município, a exposição-móvel de máquinas ocorrerá até as 13h e terá palestras, às 10h30, para esclarecer as principais dúvidas sobre as máquinas e a forma de acesso ao crédito do Programa Mais Alimentos, criado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário - MDA no Plano Safra 2008/2009.

Quixeramobim, Limoeiro do Norte, Baturité e Sobral são os outros municípios do Ceará a receber a Feira Tecnológica Itinerante, que só deixará o estado no dia 20 de novembro. No Ceará, a meta é receber cinco mil visitantes, mil em cada feira, e atingir  R$ 20 milhões em pedidos de máquinas e equipamentos agrícolas. 

Atividade econômica

Cidade pólo do Sertão do Cariri e do Centro Sul do Ceará, Crato está numa região de vale e possui 384 mil famílias que corresponde a 60% dos 2 milhões de agricultores familiares do estado. O município se destaca pela produção de milho, leite, frutas, cana-de-açúcar e leite.  “É por ter essa produção bem característica da agricultura familiar que estamos levando ao produtor  tecnologias de máquinas que vão auxiliá-lo no dia-a-dia. Um exemplo são as ordenhadeiras de pequeno porte, isto é, até para quatro animais”, informa Walmir Severo.

Modernização Produtiva

O Mais Alimentos oferece vantagens em relação às condições de financiamento praticadas no mercado. Entre elas, crédito de até R$ 100 mil, juros de 2% ao ano, até três anos de carência e prazo de até dez anos para quitar o financiamento.

Além de tratores, maquinários e implementos agrícolas, o crédito oferecido pelo Programa ainda pode ser utilizado para construção de armazéns, silos, cerca elétrica para isolamento do rebanho, melhoramento genético, correção de solo, formação de pomares e melhoria da logística administrativa das propriedades rurais, como a informatização dos estoques, entre outras ações.


Programação da Feira no Ceará 

16/11
Crato
Local: Parque de Exposições
Das 8h às 13h

 
17/11
Quixeramobim
Local: Praça Nossa Senhora de Fátima
Das 8h às 13h

 
18/11
Limoeiro do Norte
Local: Largo da Rodoviária
Das 8h às 13h

 
19/11
Baturité
Local: Praça da Matriz
Das 8h às 13h

20/11
Sobral
Local: Parque de Exposições
Das 8h às 13h




<< Voltar

 

COPYRIGHT © 2008 GOVERNO DE PERNAMBUCO
Av. General San Martin, 1371 - Bongi - Recife - PE - CEP: 50761-000 - PABX: (81) 3184-7200