Notícias




 

Trabalhos do IPA despertam interesse na Nordestina de Animais

publicada em 16-11-2009

 

Os trabalhas apresentados pelos pesquisadores e pelo pessoal de assistência técnica e extensão rural e recursos hídricos o Instituto Agronômico de Pernambuco  (IPA) foram um dos que mais chamaram a atenção de quem visitou o estande da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (SARA), durante a realização da 68ª edição da exposição Nordestina de Animais de Produtos Derivados, do Cordeiro, encerrada oficialmente, ontem, no Recife. O evento e o maior do gênero na região e o segundo número de públicos e volume de negócios do país. As estimativas são de que o público atingiu aproximadamente quatro mil pessoas, entre agricultores, pecuaristas, estudantes e visitantes em geral.

Numa área de dez mil metros quadrados o IPA e as demais empresas vinculadas à Secretaria de Agricultura demonstram o que o estado vem feito, sobretudo em benefício da agricultura familiar. Dentre os trabalhos, o que mais chamou a atenção, certamente, foi o Programa Agroecológico Integrado Sustentável – PAIS. Através dele os pequenos agricultores podem de forma consorciada plantas hortaliças, plantas aromáticas e criar galinhas de capoeira, peixes (tilápias) ou mesmo bobe, dependendo das disponibilidades e dos costumes de cada região.

          O importante, é que por meio do sistema nada se perde. Todo refugo da plantação serve de às galinhas, como demonstrado, retornando aos leirões em forma circular como composto orgânico. Vale salientar que a PAIS é 50% mais econômica, pela não necessidade do uso de agrotóxicos e adubos industriais, além de seus produtos renderem o mesmo percentual a mais na hora da comercialização. Também atraíram a atenção do público, as novas variedades de palmas, a exemplo da orelha de elefante, IPA Sertânia e miúda ou doce, resistentes à praga da cochonilha-do-carmim, que tem atingido agressivamente algumas das plantas mais cultivadas na região, sobretudo na área de produção de gado de corte e leite, onde servem de alimento na época da estiagem. As novas mudas de tomate e caju precoce sem ranço, cana-de-açúcar, abacaxi e palma desenvolvidas pelo corpo técnico do IPA também despertaram curiosidade.

Estiveram sendo demonstrados, ainda, os trabalhos realizados no Herbário Dárdano de Andrade Lima, referência nacional e internacional para as plantas da região Nordeste, em particular as espécies do bioma caatinga. A coleção conta com mais de 85 mil espécies desidratadas e catalogadas. A Instituição distribuiu, ainda, de folders e cartilhas explicativas sobre diversos assuntos, incluindo o cultivo de sorgo, palma forrageira e recursos hídricos que demonstrou o funcionamento de um poço tubular profundo, montado exclusivamente pra mostra. Houve também a distribuição de saquinhos de sementes de milho doce e feijão vigna para experiência entre os agricultores. 

Outra novidade foi a abertura de espaço para a comercialização de produtos da agricultura familiar, uma das atividades-chave do Instituto. Lá os visitantes puderam encontrar artesanato, queijos, doces, mel, minijardins de cactos, artefatos e palha de banana entre uma infinidade de produtos, incluindo os fitoterápicos fabricados e comercializados pela Instituição.O

IPA também expôs animais de alto padrão genéticos das raças holandesa e girolando e guzerá, fazendo o a vaca holandesa adulta Rasoda, da Estação Experimental de São Bento do Uma a Grande Campeão, com uma produção diária de 35 litros de leite e o Campeão na categoria Bezerro Jovem, o animal Bochecho, da raça girolando. Resultado de uma seleção genética realizada na Estação Experimental de do IPA em Arcoverde, o tourinho 5/8 (cinco oitavos) puro sintético, também  consagrou-se Reservado Grande Campeão.

           

 


<< Voltar

 

COPYRIGHT © 2008 GOVERNO DE PERNAMBUCO
Av. General San Martin, 1371 - Bongi - Recife - PE - CEP: 50761-000 - PABX: (81) 3184-7200