Notícias




 

Etanol do NE interessa Pretolíferas

publicada em 16-11-2009

Unique Watches

Total, 5ª maior do setor no mundo, tem interesse em fábrica de polímeros

Fonte: Folha de Pernambuco


A Total, quinta maior companhia petrolífera do mundo, com sede na França, está interessada no etanol da Região Nordeste. A Folha de Pernambuco teve acesso a pessoas que estiveram à frente das sondagens iniciais realizadas pela empresa em relação ao Brasil. O interesse é entrar com força em um mercado que desponta em nível mundial para criar uma fábrica de polímeros (plástico) feitos com a substância. "A Braskem investiu quase R$ 1 bilhão em uma fábrica igual no Rio Grande do Sul e a Petrobras está investindo em São Paulo. Pela questão estratégica, ela quer investir no Nordeste", relatou, em reserva.

Não obstante, já surgem especulações de que o grupo tem contatos com a JB - empresa do setor sucroalcooleiro que já atua há mais de 40 anos no mercado. "Em Pernambuco, a Total teve contatos com a JB e eles precisam de uma rede de abastecimento de cana forte para poder suprir as necessidades da fábrica sem riscos. Eles estavam à procura das maiores usinas de etanol no Nordeste, queriam maiores informações", confidenciou. A Total tem um escritório no Rio de Janeiro, mas que cuida apenas dos assuntos relacionados ao petróleo.

Mesmo sendo somente uma filial, a reportagem entrou em contato com os representantes do Rio e ouviu deles que "esse tipo de questionamento só deve ser feito com a matriz, que fica na França". O próximo passo foi entrar no site oficial da companhia (www.total.com) e enviar um e-mail esperando retorno sobre o assunto, sem êxito. A mesma situação ocorreu com a JB, que não tem mais assessoria de imprensa para fazer a interlocução com os jornalistas. Mesmo assim, foi estabelecido um canal de diálogo com a última equipe que assessorou a JB na busca por uma resposta. Também não houve retorno.

De acordo com informações do site oficial, a Total tem operações em mais de 130 países em cinco continentes, empregando aproximadamente 97 mil pessoas. Fato que demonstra toda a preocupação do grupo em expandir seus negócios de maneira sustentável é a primeira prioridade estabelecida por eles: "A nossa ambição: Preparar para futuras energias, isto é inovação e perseguindo os nossos esforços de pesquisa para apoiar o desenvolvimento de novas energias e contribuir para exigência que se modera. (...) A reunião de desenvolvimento sustentável desafia colocando maior valor em recursos naturais, protegendo o ambiente", informa.


<< Voltar

 

COPYRIGHT © 2008 GOVERNO DE PERNAMBUCO
Av. General San Martin, 1371 - Bongi - Recife - PE - CEP: 50761-000 - PABX: (81) 3184-7200