Notícias




 

Plantio adensado melhora produtividade do milho no agreste

publicada em 25-11-2009

No interior de Pernambuco, uma nova tecnologia de plantio e adubação do milho vem  alcançado uma produtividade de mais de 100 sacos do grão por hectare. “É a primeira vez que a tecnologia do plantio e colheita mecanizadas estão sendo utilizados na cultura do milho aqui no Estado e isso é um avanço importante para aumentar a produtividade, baratear o preço dos alimentos e garantir mais emprego e renda para o campo pernambucano”, afirmou o governador Eduardo Campos, que visitou o campo experimental do IPA, no município de Garanhuns, a 272 quilômetros do Recife.

 

A proposta do governador é estimular o plantio adensado para favorecer o agricultor pernambucano: “Devemos empreender um esforço para repetir esta experiência em todos os municípios da região”. Em Garanhuns, já foram plantados 200 hectares que serão destinados ao setor de avicultura da região.

 

 “Este é um campo experimental que se mostrou exitoso e estamos provando aos prefeitos do Agreste Meridional que é possível tirar mais de 100 sacos de milho por hectare. Se conseguirmos plantar em cada município, 500, 600, 1.000 hectares, vamos ter o milho - que, hoje, vem do Mato Grosso - vindo de Pernambuco. Dessa forma, esse dinheiro fica no Estado”, garantiu o governador.

 

Durante a visita ao campo experimental, o governador ainda aproveitou para anunciar outras ações que estão sendo desenvolvidas para o trabalhador do campo, como a distribuição de duas mil toneladas de sementes de milho na próxima safra, o dobro do que foi distribuído em 2009. Há também um projeto de lei que será enviado à Assembléia Legislativa possibilitando que os agricultores que ficaram em débito com o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) possam conseguir  crédito junto ao Banco do Brasil e ao BNDES, já para o período de 2009/2010.

Fonte: Nordeste Rural


<< Voltar

 

COPYRIGHT © 2008 GOVERNO DE PERNAMBUCO
Av. General San Martin, 1371 - Bongi - Recife - PE - CEP: 50761-000 - PABX: (81) 3184-7200