Notícias




 

Agrestina comemora o dia do chocalho com cavalgada

publicada em 30-11-2009

Em Agrestina, Pernambuco, mais de mil cavaleiros se reuniram, no domingo, para divulgar o chocalho, principal produto feito no município. Centenas de famílias dependem desse trabalho para garantir renda.

Na maioria dos quintais existe uma pequena fábrica do utensílio. Na casa de seu Cícero Antônio da Silva também tem uma. O trabalho, que já dura mais de 30 anos, é um ofício comum na família.

O seu Cícero conta com a ajuda de 13 pessoas, que cortam o ferro, acertam e viram. São termos usados por eles na hora de nomear cada etapa. Depois disso, vem o momento essencial para que a finalização seja perfeita: latão, para dar cor e som; e o revestimento em argila antes de ir ao fogo.

Além de seu Cícero, mais 50 pessoas vivem da fabricação de chocalho em Agrestina. Tudo produzido é enviado para o sertão de Pernambuco e de lá distribuído para outros Estados do Nordeste, São Paulo, Goiás, Minas Gerais e até outros países.

Ao ver o cuidado e os detalhes, percebe-se porque teve gente não conseguiu o mesmo resultado. Em seguida, é feito o polimento.

Há sete anos, o som se mistura às passadas dos cavalos, transporte facilmente visto pela região. A cavalgada reúne mais de mil pessoas a cada edição. É uma homenagem à capital do chocalho.

Fonte: Globo Rural


<< Voltar

 

COPYRIGHT © 2008 GOVERNO DE PERNAMBUCO
Av. General San Martin, 1371 - Bongi - Recife - PE - CEP: 50761-000 - PABX: (81) 3184-7200