Notícias




 

Mercado interno de leite pode melhorar com o aumento das taxas do produto importado

publicada em 10-12-2009

Comprar leite e derivados de outros países vai ficar mais caro. O Conselho do Mercado Comum do Mercosul aprovou o aumento da tarifa de importação destes produtos para 28%. O coordenador da Assessoria Internacional e de Promoção Comercial do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Laudemir Muller,considera a medida como a consolidação de uma política de apoio à produção nacional. Segundo ele, o aumento na taxa proporciona maior segurança para agricultores familiares e cooperativas de leite do Mercosul e dificulta a entrada de produtos de países com altos subsídios.

Para Laudemir Muller o mais importante é que esta medida não significa alta no preço para o consumidor: “Nós estamos aumentando nossa produção e com isso a gente consegue o que? A gente consegue estabilizar preços. Estabilização de preços tem a ver com combate à inflação. Combate à inflação tem a ver com taxa de juros e taxa de juros tem a ver com investimento, que tem a ver com crescimento. Então essa é uma medida que ela ajuda o Brasil a caminhar no sentido do crescimento com estabilidade”.

Para o diretor da Confederação Brasileira de Cooperativas de Laticínios, Vicente Nogueira, a medida ajuda a defender o produto brasileiro e a deixá-lo mais competitivo no mercado. Para Nogueira da decisão do Governo  “é uma medida positiva e uma medida que vai trazer estímulo para produção de leite no Brasil. Vai dar mais segurança para o setor de que não virão de fora, sobretudo da União Européia e dos Estados Unidos, produtos com subsídios para internalizar no Brasil”.

Em 1996 o Brasil produzia cerca de 16 bilhões de litros de leite ao ano, e importou mais de 600 milhões de dólares de produtos lácteos. Já em 2007 a produção saltou para 27 bilhões de litros, o que resultou numa exportação de 100 milhões de dólares em produtos. De acordo com dados do Censo Agropecuário, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 58% do leite produzido no país é proveniente de mais de um milhão de estabelecimentos da agricultura familiar.

 

Fonte: Nordeste Rural

<< Voltar

 

COPYRIGHT © 2008 GOVERNO DE PERNAMBUCO
Av. General San Martin, 1371 - Bongi - Recife - PE - CEP: 50761-000 - PABX: (81) 3184-7200