Notcias




 

Colher caf fica mais barato com mquina porttil

publicada em 22-12-2009

A máquina pode colher café pelo processo de vibração para a derrubada dos frutos, em velocidade cinco vezes superior à colheita manual, e reduz o custo de produção em pelo menos 10%. A derriçadeira de café foi criada pela Embrapa e ajuda a cafeicultura nacional a otimizar o processo produtivo.  A colheita manual (arruação, derriça e secagem) representa 60% dos custos da produção.  

 

A pequena máquina pode ser utilizada em qualquer sistema de lavoura. Outra vantagem é que pode entrar em locais onde as máquinas convencionais não podem chegar. A pesquisa recomenda a utilização da derriçadeira da Embrapa apenas quando os grãos estiverem em estágio de maturação avançada, com poucos frutos verdes.

 

A colheita deve ser feita no pano. Pesando sete quilos e com apoio no ombro do operador, por meio de uma correia, a derriçadeira, que opera com motor de 0,7 HP (gasolina), é dotada de seis varetas plásticas. Cada uma tem 20 centímetros de comprimento e 1,3 de diâmetro e vão operar à base de duas mil oscilações por minuto. As varetas movimentam-se paralelamente, aproximando-se e afastando-se continuamente. É possível fazer a derriça em cafeeiros de até quatro metros de altura. Elas derrubam os frutos quando em contato com os ramos dos pés de café.

 

Fonte: Nordeste Rural

<< Voltar

 

COPYRIGHT © 2008 GOVERNO DE PERNAMBUCO
Av. General San Martin, 1371 - Bongi - Recife - PE - CEP: 50761-000 - PABX: (81) 3184-7200