Notcias




 

Agricultores ensinam a fazer panetone nordestino

publicada em 23-12-2009

Tem uma receita que basta pensar nela para lembrar do Natal: é o panetone. E existem várias formas de fazer esse quitute. Um grupo de agricultoras de Abreu e Lima, Região Metropolitana do Recife, conseguiu que a receita ficasse com um toque nordestino ao usar o inhame na massa do panetone.

No meio da cidade grande, um caminho verde, que atravessa um pedaço do que resta da Mata Atlântica, leva até uma comunidade rural Pitanga 2, onde 100 famílias vivem da terra. Lá, eles plantam de tudo e em todo sítio tem que ter inhame, este tubérculo bastante consumido pelas famílias nordestinas.

O inhame é mesmo um alimento poderoso. Tem vitamina A, que fortalece o sistema imunológico. As agricultoras fizeram um curso de panificação e ensinam como a preparar a receita. Anote os ingredientes:

- uma xícara de frutas cristalizadas em pedacinhos;
- uma xícara de passas
- uma xícara de óleo
- uma xícara de leite
- uma de inhame cozido e amassado
- duas xícaras de farinha de trigo
- meia xícara de açúcar
- dois ovos
- duas colheres de chá de essência de panetone
- uma colherinha de fermento biológico para pão

Só uma dica: o inhame pode ser substituído pela macaxeira, jerimum ou batata doce.

Quase todos os ingredientes vão para o liquidificador, menos as frutas, as passas e a farinha de trigo. Deixe tudo misturar por três minutos. Depois, despeje o conteúdo em uma bacia.

Antes de acrescentar as passas e as frutas, um segredinho... passe a farinha de trigo nas frutas para elas não afundarem. Agora adicione a farinha de trigo e mexa até chegar no ponto da massa, quando ganhar consistência.

Esta receita dá para dois panetones de 800 gramas cada um. Despeje a massa nas formas e leve ao forno por 1h30, em fogo brando.

Agora, o embale com uma decoração bem caprichada para dar um ar de festa (foto 2). Com este panetone regional, o Natal vai ter mais sabor. Principalmente para essas agricultoras, que recebem encomendas da delícia para aumentar a rendar familiar. A unidade é vendida por R$ 5.

Fonte: Globo Rural

https://www.get-coupon-codes.info/stores/abelevatorshoes.com/

https://couponou.com/site-coupon/abelevatorshoes.com

https://hacoupon.com/site-coupon/abelevatorshoes.com

https://www.siteprice.org/website-worth/abelevatorshoes.com

https://www.websitekeywordchecker.com/site/abelevatorshoes.com  


<< Voltar

 

COPYRIGHT © 2008 GOVERNO DE PERNAMBUCO
Av. General San Martin, 1371 - Bongi - Recife - PE - CEP: 50761-000 - PABX: (81) 3184-7200