Notcias




 

Prazo para erradicar a aftosa

publicada em 25-12-2009


Publicado em 25.12.2009

SÃO PAULO – A um ano do prazo estipulado para erradicar a febre aftosa do rebanho brasileiro, o Ministério da Agricultura dá atenção especial a 11% do rebanho nacional, formado por 200 milhões de cabeças de gado. Os 89% restantes, ou 180 milhões de cabeças, estão em regiões livres da doença. “Tudo indica que, se não houver nenhum acidente de percurso – e nos últimos cinco anos não houve –, vamos conseguir finalizar esse trabalho”, prevê o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes.

Para o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Inacio Kroetz, é preciso cuidado redobrado. “Antes de terminar 2010, teremos uma estrutura de defesa agropecuária em todo o território capaz de tomar as ações necessárias para proteger o gado no caso do aparecimento da doença”, disse.

Para Stephanes, elevar o Brasil ao status de País livre de aftosa com vacinação dará condição melhor à comercialização da carne bovina no mercado internacional. O ministro lembra que alguns países importadores não reconhecem a determinação da Organização Internacional de Saúde Animal (OIE, na sigla em inglês) de liberar a comercialização por regiões.

No Brasil, apenas Santa Catarina é reconhecida como área livre sem vacinação. O rebanho desse Estado é formado por 4 milhões de cabeças. A maior parte do Estado do Amazonas é classificada como área de risco desconhecido, assim como o Amapá. Roraima e o norte do Pará são avaliados como regiões de alto risco, enquanto o Nordeste deste Estado tem nível médio e a outra metade está livre da doença com vacinação.

Em novembro, Paraíba e Piauí foram elevados na classificação sanitária de “áreas de risco desconhecido” para “áreas de risco médio”. O Ceará obteve este status terça-feira. Também estão com este selo Maranhão, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Alagoas. Os demais Estados erradicaram a doença, mas precisam seguir imunizando seus rebanhos duas vezes ao ano.

Fonte: Jornal do Commércio


<< Voltar

 

COPYRIGHT © 2008 GOVERNO DE PERNAMBUCO
Av. General San Martin, 1371 - Bongi - Recife - PE - CEP: 50761-000 - PABX: (81) 3184-7200