Notcias




 

Fim do ano chega com calor e chuvas normais em Pernambuco

publicada em 28-12-2009

Para o período de janeiro a março de 2010 a maioria dos modelos climáticos indica tendência de precipitação abaixo da média histórica sobre o norte da Região Nordeste do Brasil. Para esse setor a distribuição de probabilidade é: 25% acima, 35% normal e 40% abaixo. É o que prevê a análise do Lamepe – Laboratório de Meteorologia de Pernambuco.

 

As chuvas deverão ocorrer dentro da normalidade em todos o estado. Essa previsão é válida para Pernambuco nos três primeiros meses de 2010. Segundo o Lamepe, que realizou o prognóstico, as probabilidades são de 30% acima da média, 40% normal e 30% abaixo. Nesse contexto, destaca-se, também a possibilidade de ocorrência de pancadas de chuva moderadas, principalmente no Sertão de Pernambuco.

 

Com relação à temperatura estão previstos valores acima da normal climatológica, o que indica a continuidade do calor para o inicio do próximo ano. Segundo a coordenadora do Lamepe, Francis Lacerda, a alta temperatura para o novo ano está associada à continuação do aquecimento das águas na região do Pacífico Equatorial. “Elas estão até 2ºC acima, o que sugere a persistência da fase madura do fenômeno El Niño, portanto, o calor deve continuar”, prevê Francis.

 

Fonte: Nordeste Rural



<< Voltar

 

COPYRIGHT © 2008 GOVERNO DE PERNAMBUCO
Av. General San Martin, 1371 - Bongi - Recife - PE - CEP: 50761-000 - PABX: (81) 3184-7200