Notícias




 

IPA inicia distribuição de sementes de palma resistente à cochonilha-do-carmim, em São Caitano.

publicada em 29-01-2010

O Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) iniciou, hoje, o envio da primeira remessa de sementes de palma resistente à cochonilha-do-carmim (Dactylopius opuntiae) para o Município de São Caitano, que é acompanhado pela Gere IPA Caruaru.

A cochonilha-do-carmim é, atualmente, a praga de maior impacto econômico para a cultura da palma em várias regiões do Nordeste. Ela devasta muito rapidamente a área de cultivo, levando as plantas à morte. Para evitar o avanço dessa praga e de seus prejuízos, as principais técnicas estão nas barreiras fitossanitárias de fiscalizações no trânsito de sementes de palma e no controle cultural, por meio do uso de variedades resistentes.

Neste ponto, o IPA se destaca em suas pesquisas desenvolvidas há anos, identificando variedades resistentes à cochonilha-do-carmim.  Entre elas, três são mais promissoras: a IPA 200016 (orelha de elefante mexicana), IPA 200205 (IPA Sertânia) e a IPA 100004 (palma miúda ou doce), assim chamada pelos agricultores que a cultivam. Essa última por conta de maior disponibilidade é a que está sendo comprada pelo Governo do Estado de Pernambuco e distribuída em diversas regiões pelos técnicos do Instituto.

A palma distribuída para os escritórios municipais pertencentes a Gere Caruaru estão sendo compradas de produtores do Município de Passira, localizada a 100 km do Recife.  Está programado o fornecimento de cerca de 1.500 t de sementes de palma miúda tipo “raquetes” para diversos municípios da região entre eles: Caruaru, Gravatá, Bezerros, Santa Cruz do Capibaribe, Camocim de São Felix, Altinho, Jataúba, Riacho das Almas e São Caitano.

<< Voltar

 

COPYRIGHT © 2008 GOVERNO DE PERNAMBUCO
Av. General San Martin, 1371 - Bongi - Recife - PE - CEP: 50761-000 - PABX: (81) 3184-7200