Notícias




 

Frutas da Paraíba são proibidas de entrar em Pernambuco

publicada em 09-02-2010

A decisão foi da Adagro – Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco. A intenção é controlar uma praga que ataca as culturas cítricas provocando perdas que reduzem de 20 a 80% a frutificação, comprometendo toda a produção.

 

A praga é conhecida como a Mosca-negra-dos-Citros e chegou ao Estado da Paraíba atingindo cerca de 15 municípios que já tiveram suas plantações infestadas. Até o momento os prejuízos são da ordem de R$ 280 mil reais, mas podem chegar a R$ 2,1 milhões de reais se não for controlada. Mais de 1.800 produtores já foram prejudicados pela mosca-negra-dos-citros.

 

Apesar do nome, a praga atinge mais de 300 espécies de plantas, como mangueiras, videiras, mamoeiros, bananeiras, cajueiros, abacateiros, plantas ornamentais, roseiras, entre outras. A mosca já está presente nos estados do Pará, Amazonas, Maranhão, Amapá, Tocantins, Goiás, São Paulo e recentemente na Paraíba.

 

Para impedir a entrada dessa praga em Pernambuco, a Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco, através de uma portaria, já proibiu a entrada de frutas de regiões que tenham a ocorrência da doença.    

 

Emergencialmente o Governo do Estado, irá investir um milhão em ações de prevenção a praga. As fiscalizações e barreiras sanitárias móveis serão intensificadas, 70 técnicos serão capacitados em identificação e controle da praga, e uma grande campanha de educação sanitária será lançada em todo o Estado. 


<< Voltar

 

COPYRIGHT © 2008 GOVERNO DE PERNAMBUCO
Av. General San Martin, 1371 - Bongi - Recife - PE - CEP: 50761-000 - PABX: (81) 3184-7200