Notícias




 

Cidades do interior de Pernambuco terão estação de controle do tempo

publicada em 11-02-2010

Logo depois do carnaval, pelos menos cinco cidades do interior de Pernambuco terão funcionando as novas plataformas de coleta de dados do tempo. Segundo Francis Lacerda, coordenadora do Laboratório de Meteorologia de Pernambuco – Lamepe – diz que “as cidades de Itambé, Ipojuca, São José do Belmonte, Afogados da Ingazeira e Itaíba serão as primeiras”. Ela informa, ainda, que com a instalação dos novos equipamentos, que deve ser concluído até o final de junho, dará a Pernambuco a maior rede de monitoramento climática, via satélite, em funcionamento do Nordeste.

 

O estado terá, até o final da implantação de toda a rede,  40 PCDs, sendo três para  agrometeorologias, 27 meteorológicas e 10 termo-pluviométricas. O monitoramento climático em Pernambuco começará a ser ampliado a partir do final de fevereiro. De acordo com a coordenadora do Lamepe, Francis Lacerda, foram investidos cerca de 158 mil dólares na aquisição das PCDs.

 

Segundo Francis, alguns dos municípios que possuem Estações Experimentais do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) - locais que já possuem toda a estrutura necessária para as instalações -, serão os primeiros a receberem as plataformas. Ela justifica que, além de apresentarem as condições ideais, as estações do IPA também vão auxiliar nas pesquisas dos impactos das mudanças climáticas na agricultura familiar do Estado.

 

Fonte: Nordeste Rural 


<< Voltar

 

COPYRIGHT © 2008 GOVERNO DE PERNAMBUCO
Av. General San Martin, 1371 - Bongi - Recife - PE - CEP: 50761-000 - PABX: (81) 3184-7200