Notícias




 

Centro beneficiará apicultores

publicada em 18-05-2010

Mais de mil produtores de dez municípios do Sertão do Araripe serão beneficiados com o Centro Vocacional Tecnológico da Apicultura (CVT), previsto para iniciar suas operações no próximo mês. O centro está sendo instalado no município de Trindade, com investimento na ordem de R$ 1 milhão do Ministério de Ciência e Tecnologia, tendo como objetivo incrementar e aprimorar a produção de mel da região para comercializar o produto dentro e fora do País. Atualmente, os produtores vendem o produto por baixo preço para os estados do Ceará e Piauí. De acordo com o gerente geral da Secretaria de Agricultura do Estado, Gutemberg Granjeiro, 60% da produção de mel em Pernambuco se concentra no Araripe.

Para iniciar as operações, a Cooperativa dos Apicultores de Trindade (responsável por gerir o CVT) está aguardando aval do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para saber quais adequações devem ser feitas na estrutura do prédio para atender as exigências da Vigilância Sanitária e a nova Legislação da Agricultura. Somente depois disso é que o CVT receberá o Certificado de Inspeção Federal (CIF) e poderá operar.

“O mel sairá do campo para a Central de Comercialização, onde receberá todo o tratamento necessário para o consumo. Com isso, o produto deverá gerar renda e aumentar as oportunidades para os apicultores”, disse Granjeiro. O Centro Vocacional Tecnológico da Apicultura vai incrementar a produção de mel, refletindo positivamente na economia da região. A parceria entre apicultores, cooperativas, associações e governos visa tornar o mel do Araripe mais competitivo e, com isso, os produtores receberão valores justos pelo produto comercializado e a entrada dele no exterior será facilitada.

O prédio que sediará o CVT será equipado e reformado de acordo com as normas da Vigilância Sanitária do MAPA e Agência Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado (CPRH). A obra está orçada em cerca de R$ 300 mil. Depois da reforma, a Prefeitura de Trindade deverá, por meio de comodato, repassar o prédio para a Cooperativa de Apicultores, que ficará encarregada de gerenciar. Com a instalação do CVT, cursos e ensino de novas técnicas serão disponibilizados à população com o objetivo de incrementar a produção. A região começou a ganhar destaque na produção de mel há 15 anos. Atualmente, a área do Araripe produz mil toneladas de mel por ano. Desde total, Trindade produz, em média, 100 toneladas de mel de abelha.
 
Fonte: Folha de Pernambuco

<< Voltar

 

COPYRIGHT © 2008 GOVERNO DE PERNAMBUCO
Av. General San Martin, 1371 - Bongi - Recife - PE - CEP: 50761-000 - PABX: (81) 3184-7200