Notcias




 

IPA capacita novos tcnicos em produo de mamona para produo de biodiesel

publicada em 04-06-2010

Estende-se até amanhã (04/06), no Centro de Treinamento do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), no município do Carpina, mais uma jornada de capacitação, desta vez, voltada à produção de biocombustíveis derivados da mamona. O curso, que possui carga de 40horas/aula, foi elaborado para atender as necessidades dos 53 novos funcionários do instituto, contratados através de seleção simplificada. Os profissionais, entre engenheiros agrônomos e técnicos agrícolas, ficarão responsáveis pelo repasse, aos agricultores de base familiar, das técnicas de cultivo da mamona mais adequadas ao semiárido brasileiro. O contrato, que tem vigência de um anos, podendo ser prorrogado pelo mesmo período, faz parte de uma parceria firmada entre a Petrobras e o IPA para a ampliação da área plantada com mamona em Pernambuco.

Nesta primeira fase, estão sendo contratados e capacitados 28 novos extensionistas, que serão responsáveis pela oferta de suporte tecnológico aos pequenos agricultores do Agreste e do Sertão. Os profissionais ficarão ligados às regionais do IPA localizadas nos municípios de Petrolina, Araripina, Salgueiro, Arcoverde, Serra Talhada e Afogados da Ingazeira. De acordo com o gerente do Departamento de Educação Profissional do IPA, Minúcio Monteiro Filho, a ideia é que os outros 25 extensionistas selecionados através de análise curricular, possam se integrar à equipe com o crescimento da demanda, de forma a darem cobertura a todos os 53 municípios inicialmente inscritos no Programa de Biocombustíveis do governo federal.

Além de tornar a cultura da mamona mais popular, sobretudo no Sertão nordestino, o programa, concebido pela Petrobras, também garante a compra de toda a produção para posterior beneficiamento em uma das usinas já instaladas na região. Com isso, a estatal pretende, além de produzir combustíveis mais limpos e ecologicamente corretos, explorar o potencial do semiárido brasileiro para o cultivo de oleaginosas. Paralelo à capacitação dos recém-contratados por meio de seleção simplificada, o IPA está realizando mais um curso de aprimoramento em compras e licitações, destinado aos seus funcionários. Com 40 horas/aula, ele aborda, entre outros temas, o planejamento e a logística como instrumentos de economia e eficiência na gestão dos recursos públicos.


<< Voltar

 

COPYRIGHT © 2008 GOVERNO DE PERNAMBUCO
Av. General San Martin, 1371 - Bongi - Recife - PE - CEP: 50761-000 - PABX: (81) 3184-7200