Notcias




 

Congresso na Paraba discute a situao do biodiesel no mundo

publicada em 07-06-2010

O IV Congresso Brasileiro de Mamona (IV CBM) e I Simpósio Internacional de Oleaginosas Energéticas (I SIOE) acontecem em João Pessoa, na Paraíba, a partir de hoje e vai até o próximo dia 10 de junho, quinta feira. Os dois eventos são realizados pela Embrapa Algodão, Embrapa Agroenergia e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca.

 

 

O biodiesel é, hoje, uma das formas de combustível mais discutida no mundo porque aparece como uma alternativa ao combustível fóssil. Nos EUA, por exemplo, a indústria de biodiesel deve estar completamente estabelecida somente em 2015. No momento, a situação ainda é instável, especialmente pelo decréscimo da demanda nos últimos dois anos, associada à recessão econômica e pelo fim do subsídio de US $ 1 por galão de mistura.

 

 

O pesquisador César Miranda, da Embrapa, que trabalha no Laboratório Virtual da Embrapa – Labex – nos Estados Unidos destaca que no Brasil das “193 refinarias de biodiesel registradas, atualmente apenas 129 estão produzindo e 48 estão paradas. Algumas com redução de produção e de empregados”, diz.

 

Nos Estados Unidos, a soja ainda responde por cerca de 70% da matéria-prima para biodiesel, seguido pela canola. Outras matérias-primas como o amendoim, o crambe e a camelina são oportunidades para exploração, embora limitadas a alguns locais. Fontes crescentes são as gorduras animais e óleo de fritura, com várias redes de restaurantes e fast-food aderindo ao processo.

 

 

Em termos de pesquisa, aponta Miranda, a grande expectativa é para o aproveitamento de algas, especialmente para usar o gás carbônico gerado na produção de eletricidade pela queima de carvão mineral.

 

“No momento, tem sido noticiada oportunidade de produção direta de biodiesel a partir de açúcares básicos, com empresas montando estruturas para produção do biocombustível a partir de caldo de cana-de-açúcar, inclusive com parcerias no Brasil”, finaliza.

 

Fonte: Nordeste Rural


<< Voltar

 

COPYRIGHT © 2008 GOVERNO DE PERNAMBUCO
Av. General San Martin, 1371 - Bongi - Recife - PE - CEP: 50761-000 - PABX: (81) 3184-7200