Notcias




 

Obras so vistoriadas e convnios sero assinados com prefeituras

publicada em 08-06-2010

Vistoria das instalações de dois matadouros públicos e uma barragem de médio porte, anúncio da assinatura de convênio e a instalação da Câmara Técnica do Leite. Essas são algumas das ações do secretário de Agricultura e Reforma Agrária do Estado, Ranilson Ramos, em mais uma peregrinação técnica pelo interior na última sexta-feira (04/06). Ele percorreu os municípios de Águas Belas, Iati e Garanhuns, no Agreste Meridional. Nesses locais, o secretário ainda participou de encontros com prefeitos e lideranças locais.

Acompanhado da presidente da Agencia de Defesa e Fiscalização Agropecuária – Adagro, Erivania Camelo, e do presidente do Instituto de Terras de Pernambuco - Iterpe, José Estevo Barbosa, o secretário começou a viagem pela cidade de Águas Belas. O prefeito do município, Genivaldo Menezes, levou o secretário Ranilson Ramos para conhecer as instalações do matadouro público municipal, que foi construído há mais de quatro anos, mas só foi inaugurado recentemente. O espaço encontra-se funcionando, no entanto precisa de melhorias técnicas.

Segundo o prefeito, por não possuir uma câmara para resfriamento de carne, o matadouro sofre com o problema de sobrecarga operacional. A questão é visível aos domingos (véspera da feira de Águas Belas) quando são abatidos, em média, 80 animais, mesmo com capacidade operacional para abater até 30 animais por dia. “Com a instalação de um sistema de resfriamento, podemos fazer o abate durante toda a semana, reduzindo o impacto no final de semana”, disse Menezes.

O matadouro público de Águas Belas vai necessitar, ainda, de reparos ou ampliação nos sistemas de tração das carcaças e de aterramento elétrico, serras, lagoa de contenção de resíduos e caldeira. “Vamos necessitar de uma ampliação no local para o abate de animais de pequeno porte e no setor de tratamento de vísceras”, disse o prefeito.

Ranilson Ramos reconheceu os problemas estruturais do local e estimou em mais de R$ 200 mil o volume de recursos necessários para regularizar a situação. Ele combinou um prazo de 10 dias para que a Prefeitura elabore um projeto técnico e garantiu a assinatura, ainda este ano, do convênio com a Secretaria Estadual. “Esse não é apenas um problema técnico. É também uma questão de saúde pública que vamos solucionar”, disse o secretário.

Iati – No final da manhã, Ranilson Ramos visitou as instalações do matadouro público de Iati. Em boas condições técnicas, o espaço conta com equipamentos e sistemas para o abate higiênico de bovinos, caprinos, ovinos e suínos. De acordo com o prefeito Luiz Tenório, faltam apenas a ligação da energia elétrica e o reparo de um vazamento da caixa de água para que o matadouro, que tem capacidade para o abate de 20 animais/dia, entre em funcionamento.  Ranilson Ramos garantiu que no prazo de cinco dias a energia será ligada e determinou aos técnicos da Adagro para capacitar os funcionários da Prefeitura para dar início ao abate de animais.

Na zona rural de Iati, Ranilson Ramos inspecionou as obras de uma barragem de médio porte que está sendo construída pelo IPA e quando estiver concluída vai beneficiar mais de 60 famílias da região. “Essa barragem tem uma função estratégica. Quando estiver funcionando em sua capacidade total, vai ofertar água de excelente qualidade para a comunidade de Iati”, destacou. Antes mesmo de sua conclusão, a barragem já começa a encher, aproveitando as chuvas que caem na região.


<< Voltar

 

COPYRIGHT © 2008 GOVERNO DE PERNAMBUCO
Av. General San Martin, 1371 - Bongi - Recife - PE - CEP: 50761-000 - PABX: (81) 3184-7200