Notcias




 

Serto fica com 97% das adeses do Programa Garantia-Safra

publicada em 11-06-2010

A Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária vai reforçar a mobilização junto às prefeituras do Agreste com o objetivo de aumentar a adesão das administrações municipais ao Programa Garantia-Safra. A afirmação foi do secretário Ranilson Ramos durante encontro do Conselho de Desenvolvimento Sustentável (CDS) que termina hoje (10) em Caruaru. São 522 mil agricultores do Sertão inscritos no Programa, enquanto que no Agreste são 15 mil adesões.

A baixa adesão no Agreste foi um dos assuntos tratados no encontro do CDS que reuniu cerca de 300 representantes dos conselhos municipais de 42 cidades da região. “O Governo tem trabalhado para que as políticas públicas, tanto estaduais quanto federais estejam mais próximas da população que necessita dessas políticas. Daí, vamos reforçar junto às prefeituras que o seguro é uma garantia e um direito do pequeno produtor rural”, salientou o secretário Ranilson Ramos que abriu o encontro com o secretário de Articulação Regional, José Patriota.

A representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Dione Freitas, ressaltou que os produtores do Agreste são mais prejudicados quando as prefeituras não aderem ao Programa. “O governador Eduardo Campos já assinou o termo de adesão para o ano de 2011 com 106 mil cotas e os agricultores não podem ficar de fora de um Programa que minimiza o prejuízo quando há quebra da safra”, avaliou Dione Freitas.

A situação climática do Estado também foi assunto do encontro que teve exposição da coordenadora do Laboratório de Meteorologia de Pernambuco (Lamepe), Frances Lacerda. A meteorologista mostrou que as mudanças climáticas ocorridas nos últimos meses, são conseqüências do aquecimento global e que, de janeiro a abril deste ano foi o período de maior temperatura já registrada no planeta. “Mês passado, registramos uma anomalia de até 5ºC a mais em Pernambuco. Vitória de Santo Antão, Caruaru e Petrolina foram consideradas as cidades com dias mais quentes do Estado”, informou Frances.

Ao final do encontro, hoje (11), os participantes, divididos em grupos de trabalho, vão apresentar sugestões para o enfrentamento sustentável da estiagem que assola algumas das regiões do Estado.


<< Voltar

 

COPYRIGHT © 2008 GOVERNO DE PERNAMBUCO
Av. General San Martin, 1371 - Bongi - Recife - PE - CEP: 50761-000 - PABX: (81) 3184-7200