Notcias




 

MDA firma parceria com governo de El Salvador

publicada em 13-08-2010

Os ministros Guilherme Cassel, do Desenvolvimento Agrário (MDA), e Guillermo Lopez Suares, da Agricultura e Pecuária de El Salvador, assinaram nesta quinta-feira (12), Acordo de Cooperação Científica e Técnica para a capacitação de técnicos e gestores públicos salvadorenhos em desenvolvimento de políticas públicas para a agricultura familiar no país da América Central. O acordo estabelece intercâmbio com profissionais do governo salvadorenho. O objetivo é elaborar um programa estratégico para estruturar políticas de crédito rural, seguros, políticas de comercialização e Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) direcionadas aos agricultores familiares de El Salvador.

Durante o encontro, realizado no MDA, em Brasília (DF), o Secretário Nacional de Agricultura Familiar, Adoniram Peracci, apresentou ao ministro salvadorenho as políticas de crédito, comercialização e qualificação das propriedades familiares desenvolvidas no Brasil. O secretário destacou programas como o de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), o Mais Alimentos, o de Aquisição de Alimentos (PAA) e o sistema de seguros (da Agricultura Familiar – SEAF, Garantia-Safra e o de Garantia de Preços – PGPAF).

O ministro Guilherme Cassel disse que a agricultura familiar vem dando uma crescente contribuição ao sistema produtivo agrícola brasileiro. E lembrou que 70% dos alimentos consumidos pelos brasileiros são produzidos pelo setor. “Nossa política é desenvolver programas que incentivem a agricultura familiar para a atividade econômica. O segmento respondeu de forma muito positiva”, afirmou o ministro, lembrando que, hoje, a agricultura familiar responde por 10% do PIB brasileiro.

Cassel destacou a geração de renda no meio rural, onde, de acordo com dados do IBGE, houve um acréscimo de 30% na renda do trabalho. “Isso indica a resposta do setor às políticas públicas estruturais para o campo.”

Este é o segundo acordo assinado entre o Brasil e El Salvador envolvendo a agricultura familiar. O primeiro foi o Termo de Cooperação para implantar no país da América Central o Programa Talentos do Brasil, que prevê a difusão de orientações nas áreas de design e de mercado para artesãs da agricultura familiar salvadorenha.

Territórios da Cidadania

Durante a reunião, o ministro Guillermo Lopez destacou a importância do Programa Territórios da Cidadania, que integra a execução de políticas públicas do Governo Federal, e manifestou o desejo de conhecê-lo melhor para utilizar como método de governança em seu país. Nos próximos dias, o MDA e o Ministério da Agricultura e Pecuária de El Salvador irão formular uma matriz adequada à realidade daquele país, que será analisada em setembro.
 
Fonte: MDA

<< Voltar

 

COPYRIGHT © 2008 GOVERNO DE PERNAMBUCO
Av. General San Martin, 1371 - Bongi - Recife - PE - CEP: 50761-000 - PABX: (81) 3184-7200