Notcias




 

IPA incentiva cultivo de plantas fitoterpicas em Araripina

publicada em 18-08-2010

Integrado às políticas de sustentabilidade elencadas pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e tendo por base a promoção da agroecologia no estado, o corpo técnico do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), em Araripina, está investindo no resgate do cultivo das plantas medicinais, assim como seu uso pela comunidade, com foco na agricultura familiar.

Com a ação, o IPA contribui para o resgate e valorização da cultura local, incentivando o plantio e o beneficiamento das ervas, agregação renda à produção familiar. O trabalho, que está sendo desenvolvido inicialmente no Sítio Água Branca, no distrito de Lagoa do Barro, em Araripina, já conseguiu retomar o cultivo sistemático de plantas a exemplo do alecrim, aroeira, boldo, capim-santo, camomila e manjerona.

Sob a coordenação dos técnicos Serliete Mendes, Cícero Jérfeson e Eudes Lima, a experiência já prevê a expansão da ação, através da inclusão de outras famílias à atividade, sobretudo jovens agricultores, e a aquisição de um laboratório fitoterápico para a comunidade do Sítio Água Branca. A escolha da localidade levou em consideração, segundo Serliete Mendes, o perfil, interesse e a experiência do uso de plantas fitoterápicas pelas agricultoras.

Eudes Lima destacou que a atividade tem caráter artesanal e já contempla a produção de xaropes – mais conhecidos como lambedores – comercializados principalmente na feira agroecológica de Araripina, na sexta-feira e nos sábados. “No processo in natura, elas vendem folhas, cascas e sementes, alcançando uma renda média de R$ 70 por dia de comercialização”, arrematou Cícero Jérferson.

https://www.travel-coupon-codes.com/sites/abelevatorshoes.com/

https://www.updownsite.com/site/abelevatorshoes.com

https://www.online-coupons.info/stores/abelevatorshoes.com/

https://storediscountonline.com/site-discounts/abelevatorshoes.com


<< Voltar

 

COPYRIGHT © 2008 GOVERNO DE PERNAMBUCO
Av. General San Martin, 1371 - Bongi - Recife - PE - CEP: 50761-000 - PABX: (81) 3184-7200