Notcias




 

Misso africana visita estaes experimentais do IPA no Agreste e Serto

publicada em 24-08-2010

A missão oficial formada por autoridades dos ministérios da Agricultura e dos Recursos Naturais, de Burkina Fasa, país localizado no noroeste africano e em visita a Pernambuco, desde domingo, esteve hoje (24/08), nas estações experimentais do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) dos municípios de Arcoverde, no Sertão do Moxotó, e São Bento do Una, no Agreste Meridional, onde presenciaram in loco o trabalho de seleção genética realizado pelos técnicos do instituto. Também foi apresentada à delegação africana, recepcionada no estado pelo presidente do IPA, Júlio Zoé de Brito, a utilização da palma forrageira como suplementação alimentar nos períodos de estiagem, assegurando boas condições físicas e nutricionais aos animais das raças girolando, já introduzida naquele país, e holandesa.

Os integrantes da missão, trazida ao Brasil pela Agência Brasileira de Cooperação, do Ministério das Relações Exteriores, demonstrou bastante interesse no uso da palma forrageira na alimentação dos bovinos, assim como na alta produtividade alcançadas pelas vacas da raça girolando, em média, com 35 litros de leite por dia, e holandesa, com média de 45 litros de leite/dia quando incorporada a palma à silagem. Também chamou a atenção dos visitantes a máquina trituradora de palma, que por ter capacidade de ser movida a diesel ou biodiesel, representa uma excelente alternativa para o país que não é totalmente eletrificado.

A missão, que está sendo acompanhada por Camila Vargas, do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, visitou ainda a Fazenda Várzea Alegre, de gado mestiço alimentado à base de palma, no município de Pesqueira e uma unidade de captação de água para irrigação da agricultura familiar em Mimoso. À noite, a comitiva seguiu para Campina Grande, onde amanhã visitam a fábrica de reciclagem de plástico, Campinaplast e o Instituto Nacional do Semiárido INSA, voltando ao Recife no final da tarde.

A missão de Burkina Fasa, a terceira missão de um país africano a visitar o estado nos últimos três meses - após a vinda de representantes da iniciativa pública e privada do Zimbábue e do Sudão, está interessada em conhecer as tecnologias desenvolvidas e aplicadas pelos técnicos do IPA nos mais diversos segmentos agropecuários, incluindo a transferência de embriões e o melhoramento genético do rebanho bovino. A delegação permanece em Pernambuco até sexta-feira (27/08).

.

Swiss Replica Watches  


<< Voltar

 

COPYRIGHT © 2008 GOVERNO DE PERNAMBUCO
Av. General San Martin, 1371 - Bongi - Recife - PE - CEP: 50761-000 - PABX: (81) 3184-7200