Notícias




 

Encontro debate agricultura familiar orgânica

publicada em 17-09-2010

Representantes da agricultura familiar orgânica brasileira estão reunidos em Brasília, no Hotel Kubitscheck Plaza, para trocar experiências, conhecer o panorama da produção orgânica no país e avançar na construção de uma estratégia conjunta de atuação da agricultura familiar orgânica nos mercados interno e externo.

“De que forma o setor pode se organizar para encarar seus desafios e suas metas?”, questiona o diretor do Departamento de Geração de Renda e Agregação de Valor da SAF/MDA, Arnoldo de Campos, para os participantes do encontro. “Enxergamos uma grande oportunidade para aumentar o mercado da agricultura familiar orgânica e sustentável. Para isso, é preciso nos organizar para discutir esse mercado e promover o crescimento”, avaliou Arnoldo durante palestra de abertura do evento, em que apresentou o contexto e as perspectivas para o setor.

A Copa do Mundo de 2014 foi citada como exemplo de evento que pode ser visto como uma meta para esses produtores, já que representa uma oportunidade de disputar o mercado e mostrar a produção local em cardápios de restaurantes, hotéis e diversos empreendimentos que atenderão turistas do mundo todo.

Na manhã de abertura do encontro, o coordenador de Agroecologia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Rogério Dias, reforçou a necessidade de construir estruturas de representatividade do setor e, ainda, de assistência técnica pública com profissionais que tenham bagagem de conhecimento renovada, que conheçam a realidade desse tipo de produção e novas tecnologias, não apenas as tradicionais.

Rogério também afirmou que está em fase de consolidação uma Política Nacional da Agricultura Orgânica do Brasil, documento que servirá como uma referência para ações que promovam os próximos avanços para o setor. “A Política Nacional deverá conter os pontos prioritários de reivindicação e será aperfeiçoada ao longo do tempo”.

Durante o evento serão apresentadas experiências da agricultura familiar orgânica no mercado interno (organização, comercialização, interfaces, políticas). Também será debatida a criação da Associação Brasileira de Agricultores Familiares Orgânicos.

O Encontro Nacional da Agricultura Familiar Orgânica acontece no Hotel Kubistcheck Plaza, com realização do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (APEX Brasil), e conta com representantes da Secretaria da Agricultura Familiar SAF/MDA, do Ministério da Agricultura e Pecuária, de Redes de Cooperativas e de empreendimentos da agricultura familiar orgânica de todo o Brasil.

Nesta quinta-feira (16), o engenheiro agrônomo Hermeto Hoffmann apresenta o painel "Avaliação de micro e pequenas empresas familiares inseridas no segmento do agronegócio".

Produção Orgânica no Brasil
“Há um movimento muito forte do consumidor em buscar o alimento saudável, principalmente no Brasil. Aqui há uma busca por alimento de alta qualidade”, disse Arnoldo de Campos, ao colocar para os participantes do encontro o contexto brasileiro de mercado para orgânicos. Além do aumento da demanda por alimentos de qualidade, ele destacou vários fatores observados atualmente como o aumento do poder aquisitivo da população, e apresentou dados que confirmam a importância crescente da produção de orgânicos para a economia. Por exemplo: no Brasil, o setor cresce de 20% a 30% por ano.

Fonte: MDA

 


<< Voltar

 

COPYRIGHT © 2008 GOVERNO DE PERNAMBUCO
Av. General San Martin, 1371 - Bongi - Recife - PE - CEP: 50761-000 - PABX: (81) 3184-7200