Notícias




 

Iniciativas valorizam a agricultura familiar

publicada em 06-10-2010

Interior

Iniciativas como a implantação da feira orgânica em Goiana têm se espalhado por todo o país, o que vem motivando famílias agricultoras a modificar o modo de vida. O mais recente Censo Agropecuário do IBGE, de 2006, identificou um crescimento de 4 milhões de unidades da agricultura familiar na última década. Uma realidade proporcionada pela valorização da vida e do trabalho no campo que já dá resultados em Pernambuco. Segundo uma pesquisa do Centro Sabiá, 82,1% dos jovens que vivem na zona rural acreditam que seriam mais felizes lá do que nas cidades.

O biólogo e coordenador do Centro Sábia, Alexandre Pires, destaca que a intenção não é obrigar o jovem a permanecer na área rural, mas oferecer uma escolha. "Ele precisa ter a opção de seguir o trabalho dos pais e achar que terá uma boa vida. Não pode achar que precisa abandonar o campo para ser feliz", ponderou. Com base nos estudos e na convivência com moradores da área rural, o pesquisador defende que a agricultura familiar está em transição e deverá se estabelecer como caminho para empregar mais mão de obra, oferecer mais produção e proteger os recursos naturais.

Em meio ao fortalecimento da agricultura familiar, a atividade orgânica e agroecológica tem destaque crescente. Com isso, a agricultora Creusa Maria da Silva, 50 anos, espera despertar o interesse da filha de 11 anos em seguir seu caminho. A decisão é recente para a família. Há pouco tempo, eles queriam que a filha estudasse e fosse para a cidade trabalhar em algo mais tranquilo e seguro. "Minha família é toda do campo e sempre foi um trabalho duro. Não é que agora esteja moleza, mas a gente pode ser o chefe e cuidar para nunca faltar. Está mais fácil ficar por aqui", disse. Mãe cuidadosa, ela ressaltou que, claro, é a filha quem vai decidir o futuro. Mas deseja mostrar todas as portas, inclusive a de permanência no campo.

Fonte: Diario de Pernambuco


<< Voltar

 

COPYRIGHT © 2008 GOVERNO DE PERNAMBUCO
Av. General San Martin, 1371 - Bongi - Recife - PE - CEP: 50761-000 - PABX: (81) 3184-7200