Notícias




 

IPA ganhará Centro Integrado de Pesquisa de Informação e Difusão do Conhecimento

publicada em 07-10-2010

O Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) contará, em breve, com um moderno Centro Integrado de Pesquisa de Informação e Difusão do Conhecimento. O novo prédio, que segue rigorosos padrões de construção civil, com vista a provocar o menor impacto possível ao meio ambiente, está sendo erguido na sede do instituto, no Recife, e vai funcionar como hall de entrada para o campus do IPA, agregando um conjunto de equipamentos significativos para alargar a atuação do instituto em todo o estado. O custo total é de R$ 16 milhões.

Segundo o presidente do IPA, Júlio Zoé de Brito ,o novo centro de convenções representa um novo momento para o IPA. “Esse projeto vai permitir que o instituto assuma uma posição ainda mais representativa dentre as instituições de pesquisa, infraestrutura hídrica, extensão rural e assistência técnica existentes no país”, afirmou.

A obra para a construção do novo Centro Integrado de pesquisa de informação e difusão do conhecimento foi toda pensada dentro dos princípios da sustentabilidade. É uma construção limpa, que trabalha com estruturas pré-moldadas, o que ainda traz como benefício a redução do prazo de execução inicialmente previsto para 18 meses.

O novo Centro Integrado tem três itens que merecem destaque. São eles: novas instalações para o Herbário Dárdano de Andrade Lima – referência nacional e internacional para as plantas do Nordeste brasileiro, em particular das espécies pertencentes ao bioma caatinga.

De acordo com o assessor da presidência, Roberto Salomão, a mudança de localização dará mais dinâmica ao herbário, fazendo com que ele chegue mais perto da comunidade. Hoje, a coleção conta com mais de 85 mil espécies de plantas dessecadas em seu acervo. “Também vale ressaltar que o centro abrigará um novo laboratório de recursos genéticos, que terá um banco de sementes de plantas da caatinga, o que é fundamental para preservação das espécies ameaçadas de extinção”, destacou. O laboratório de recursos genéticos vai guardar basicamente todas as espécies de sementes de plantas pernambucanas, para pesquisas e estudos técnicos e científicos.

A nova edificação também funcionará como instrumento para ampliar o número de eventos científicos, a exemplo de convenções, palestras, seminários e oficinas. Ele contará com uma moderna infraestrutura em equipamentos de áudio visual e terá capacidade instalada para receber 400 pessoas. O centro, ainda, disponibilizará três salas de mini uso que serão utilizadas para a realização de videoconferências. Com isso será possível articular e integrar o IPA à rede de pesquisas do Brasil e do mundo,  proporcionando uma maior dinâmica entre os técnicos, servindo para levar mais conhecimento à população.


<< Voltar

 

COPYRIGHT © 2008 GOVERNO DE PERNAMBUCO
Av. General San Martin, 1371 - Bongi - Recife - PE - CEP: 50761-000 - PABX: (81) 3184-7200