Notícias




 

Chuva no sertão deve chegar na metade de novembro

publicada em 21-10-2010

É o que prevê o último levantamento feito pelos pesquisadores do Laboratório de Meteorologia de Pernambuco – Lamepe. O fenômeno climático que pode influenciar as chuvas no sertão, já detectado pelos técnicos, é o conhecido La Niña. Para os especialistas,  o fenômeno deve colaborar para a chegada mais cedo da chuva no semiárido do Estado.

 

Segundo a previsão do Lamepe, o sertão deve receber as primeiras chuvas já a partir do final da primeira quinzena de novembro, quando se dará o inicio das trovoadas no Sertão, principalmente nas microrregiões de São Francisco e de Petrolina. O Lamepe também prevê chuvas dentro da normalidade histórica para o próximo trimestre em todo o Estado.

 

De acordo com a coordenadora do Lamepe, Francis Lacerda, haverá um atraso no inicio da pré-estação chuvosa no sertão, que normalmente começa em outubro. “As precipitações pluviométricas previstas para o semiárido devem apresentar uma alta variabilidade temporal e espacial”, diz Francis. Porém, ela ressalta que, as chuvas serão intervaladas – chuvas alternadas por períodos de secas. Entretanto, os episódios pluviométricos podem ocorrer de forma intensa e concentrada.

 

FONTE: NORDESTE RURAL


<< Voltar

 

COPYRIGHT © 2008 GOVERNO DE PERNAMBUCO
Av. General San Martin, 1371 - Bongi - Recife - PE - CEP: 50761-000 - PABX: (81) 3184-7200