Notícias




 

Novidades para uso no campo são destaques na Exposição de Animais do Recife

publicada em 10-11-2010

Além da diversificação de produtos e animais de várias raças, o visitante que for ao Parque do Cordeiro, para conhecer a 69ª Exposição Nordestina de Animais e Produtos Derivados vai se surpreender com as novidades em oferta. Entre elas, as motos elétricas, totalmente ecológicas e que podem ser adquiridas no local. As motos ecologicamente corretas possuem motor cem por cento elétrico. Os modelos apresentados não utilizam combustíveis fósseis e dessa forma não emitem gases poluentes. Além disso evitam a poluição sonora. As motos são carregadas com bateria. Basta ligar numa tomada por 5 horas e o veículos percorre até 60 quilometros sem precisar de nova carga elétrica. De acordo com os fabricantes o custo é de apenas R$ 0,01 centavo por quilometro rodado.

 

Um espaço imperdível para os agricultores e curiosos sobre as coisas do campo é a área especialmente preparada pela Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (SARA) junto com órgãos de prestação de serviços rurais como IPA, ADAGRO, Ceasa e Iterpe.   Em uma área de 400 metros quadrados, a Secretaria montou estande para mostrar atividades que têm contribuído para desenvolvimento sustentável da agricultura e da pecuária no Estado de Pernambuco.

 

Programas de defesa e sanidade animal e vegetal, de regularização fundiária, de logística de abastecimento, na área de recursos hídricos, estão entre as atividades que serão apresentadas durante os oito dias da 69ª Exposição Nordestina de Animais. Para o  secretário Ranilson Ramos "essas práticas passam por longos processos de estudo, pesquisa, para serem implantadas e darem resultado e isso, na maioria das vezes, é desconhecido da população das cidades", salienta.

 

Todas as tecnologias de manejo no campo terão orientação diária de técnicos da SARA e dos órgãos vinculados que estão de plantão das 8h às 22h para Replica Handbags esclarecer dúvidas e passar informações aos visitantes. O Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) vai apresentar o sistema de Produção agroecológica Integrada Sustentável (PAIS). Os interessados podem conhecer como plantar hortaliças orgânicas, criar pequenos animais em um espaço de 400 metros e custo que vai até R$ 2 mil.

 

O IPA mostra um Sistema de Abastecimento Rural de Água Simplificado, variedades de palma resistentes à conchonilha. Outra novidade é uma máquina de debulhar feijão verde. O Instituto de Terras de Pernambuco (Iterpe) está mostrando experiências desenvolvidas em assentamentos estaduais que estão dando certo como produção de galinha caipira, hortaliças ou artesanato. Ações de defesa e controle na área animal - erradicação de doenças como a febre aftosa, brucelose, raiva, influenza aviária, estão sendo abordadas pela Agência Defesa e Fiscalização de Pernambuco (Adagro). A Ceasa-PE está prestando informações sobre o funcionamento do entreposto comercial. Todos os dias os visitantes do estande também participam de sorteio de uma cesta de hortifrutigranjeiros.

 

Fonte: Nordeste Rural


<< Voltar

 

COPYRIGHT © 2008 GOVERNO DE PERNAMBUCO
Av. General San Martin, 1371 - Bongi - Recife - PE - CEP: 50761-000 - PABX: (81) 3184-7200