Notícias




 

Pernambuco sedia seminário

publicada em 01-12-2010

Foi aberto oficialmente ontem, no Ecoresort Vila Galé, na cidade do Cabo de Santo Agostinho, Litoral Sul de Pernambuco, o Seminário “O Papel do Estado Como Viabilizador da ATER de Resultados". O ciclo de debates, que acontece até a próxima sexta-feira, é uma promoção da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer) e conta com representantes de praticamente todos os estados brasileiros. Estiveram presentes à solenidade de abertura, os presidentes da Asbraer, Nilton Cosson, do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Júlio Zoé de Brito, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Pedro Arraes, e do Secretário da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) em exercício, Argileu Martins, entre outras autoridades.

Para o presidente do IPA, Júlio Zoé de Brito, o encontro, que reúne representantes de empresas públicas de assistência técnica e extensão rural, além de entidades de pesquisa de estados do Amapá ao Rio Grande do Sul, é uma oportunidade única para que se possa construir uma política de Ater que efetivamente atenda as necessidades dos produtores rurais do país, sobretudo os de base familiar. Júlio Zoé lembrou que muito já foi feito ao longo dos últimos oito anos pela melhoria dos serviços de assistência técnica no país, o que representa um salto de qualidade econômica e social para a produção brasileira. Ele lembrou ainda o incremento no aporte de recursos federais recebidos pelo IPA e pelas demais empresas públicas ligadas à promoção do crescimento das atividades agropecuárias em todo o país, especialmente em Pernambuco, que hoje conta com escritórios do instituto em todos os municípios, da Zona da Mata ao Sertão.

O presidente da Asbraer, Nilton Cosson, também destacou o crescimento da assistência técnica e da extensão rural no país ao longo dos últimos anos, mas lembrou que muito ainda tem que ser feito para que o Brasil assuma uma posição de excelência no setor, sobretudo no atendimento aos pequenos agricultores. Ele destacou que, hoje existem empresas estaduais de Ater em 27 estados brasileiros, totalizando cerca de 20 mil profissionais. Como resultado, os serviços  possibilitam o atendimento de mais de dois milhões de produtores assistidos, em sua quase totalidade pequenos proprietários rurais.

 O secretário da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) em exercício, Argileu Martins, que esteve na abertura do evento representando o ministro Guilherme Cassel, afirmou que o Governo Federal não tem medido esforços para melhorar as condições de trabalho e renda dos  produtores rurais brasileiros e que a agropecuária de pequeno porte tem alcançado resultados bastante animadores, o que demonstra que os trabalhos estão seguindo na direção certa.

Argileu Martins disse, ainda, que o trabalho dos extensionistas tem mudado a face do campo no Brasil, dando um novo impulso à produção de alimentos no país. Antes da abertura do seminário, presidentes e representantes de entidade de Ater dos mais diversos estados estiveram reunidos para a realização da 39ª Assembléia Geral da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural, onde além da apresentação do relatório das atividades da Asbraer em 2010, discutiram os rumos dos trabalhos.


<< Voltar

 

COPYRIGHT © 2008 GOVERNO DE PERNAMBUCO
Av. General San Martin, 1371 - Bongi - Recife - PE - CEP: 50761-000 - PABX: (81) 3184-7200