Notícias




 

Previsão de muita chuva no sertão pernambucano no começo do ano novo

publicada em 21-12-2010

A continuidade do fenômeno La Niña, no qual se apresenta com intensidade moderada, é o principal fator para este cenário climático. Para o Laboratõrio de Meteorologia de Pernambuco – Lamepe - os três primeiros meses do próximo ano devem ser marcados por chuvas variando de normal a acima da média histórica principalmente no semiárido do Estado.  

 

Para a coordenadora do Lamete, Francis Lacerda, algumas localidades do Sertão poderão receber uma quantidade de precipitação maior do que outras. “Essa é uma condição normal do semiárido do Estado, uma vez que a mesorregião apresenta uma alta variabilidade temporal e espacial dos índices pluviométricos”, informa ela.Com relação às temperaturas do ar, a meteorologista prevê cenário de condições normais para o período. “As temperaturas devem ficar dentro da média histórica dos respectivos meses”, conta.

 

Segundo as análises meteorológicas a partir de janeiro, as condições do Atlântico geralmente mudam, promovendo mudanças positivamente ou negativamente no regime pluviométrico. “Por isso, é fundamental o monitoramento permanente do Atlântico”, diz Francis Lacerda. Só assim, pode-se ter uma definição da previsão climática para todo o semiárido durante o período.

 

FONTE: NORDESTE RURAL


<< Voltar

 

COPYRIGHT © 2008 GOVERNO DE PERNAMBUCO
Av. General San Martin, 1371 - Bongi - Recife - PE - CEP: 50761-000 - PABX: (81) 3184-7200