Notícias




 

Extensionistas do IPA são premiados por trabalhos em excelência

publicada em 22-02-2000

Os trabalhos em excelência desenvolvidos pelos técnicos do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), nas mais diversas regiões do estado, contemplando as inúmeras atividades inerentes à agricultura familiar, receberam o reconhecimento público durante o IV Seminário de Extensão Rural em Pernambuco, realizado no Centro de Convenções do Hotel Fazenda Portal de Gravatá. Os ganhadores foram agraciados com troféus alusivos a 1ª Edição do Prêmio Extensionista Ruy Carlos Ramos.  

Concorreram à premiação ações desenvolvidas em cinco categorias - best rolex replica Geração de Renda, Inclusão Social, Cadeias produtivas, Segurança Alimentar e Nutricional e Transição Agroecológica e Meio Ambiente. Para o prêmio foram inscritos trabalhos considerados exitosos, implantados nas regionais do IPA de Petrolina, Araripina, Arcoverde, Garanhuns, Serra Talhada, Lajedo, Caruaru, Carpina, Surubim, Salgueiro e Afogados da Ingazeira.

Entre os trabalhos premiados estão A Produção de Silagem com a Cultura do Sorgo, ganhador na categoria Geração de Renda, desenvolvido pelos técnicos do município de Arcoverde pelo extensionista Vital Goiana Leal. Foram três núcleos atendidos, incluindo Aldeia Velha, Gravatá e Caiana, com 278 pequenos criadores beneficiados. No município de Canhotinho, na Regional de Lajedo, o trabalho premiado foi Ressocialização e Inclusão Cidadã, realizado dentro do presidio municipal pelos técnicos Fabrício Francisco Leite e Gildo Ribeiro de Santana.

Na Replica Watches Regional de Lajedo, o escritório premiado foi o de Jurema, onde os extensionistas Raimundo Nonato Rezende de Barros e Manuel Pessoa de Melo Neto, desenvolveram o projeto Transição Agroecológica e Diversificação da Produção na Agricultura Familiar. Foram beneficiadas 105 agricultores de sete comunidades e associações. Já no Sertão do São Francisco, em Dormente – Regional de Petrolina – a premiação foi para o técnico Carlos Alberto Posídio, com o Projeto Horta Orgânica, implantado na comunidade de Vila Nova, atendendo 35 famílias.

Por fim, os técnicos do município de Paranapanema, da Regional de Garanhuns, foram agraciados pelo trabalho Cadeias Produtivas da Caprinocultura Leiteira: sustentabilidade e qualidade de vida na Associação das Mulheres de Paranapanema, que atende 75 produtoras. Foram agraciados com o Troféu Extensionista Ruy Carlos Ramos as extensionistas Edkarla Alves Teixeira e Heleno Emídio de Góes.

Na ocasião, o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos, participou da homenagem à viúva do extensionista Ruy Carlos Barros, Marleide Maria Gomes Ramos, ex-diretor de Extensão Rural e Assistência Técnica do IPA e idealizador do seminário, falecido no ano passado.

Ao todo a comissão organizadora recebeu 21 inscrições, sendo quatro na categoria Meio Ambiente, Geração de Renda (06), Segurança Alimentar e Nutricional (04), Inclusão Social (04) e Cadeias produtivas (03). Os trabalhos foram desenvolvidos com agricultores e agricultoras e contemplaram além da produção agrícola e pecuária, artesanato, piscicultura e apicultura.

O Presidente do IPA, Júlio Zoé de Brito, ressaltou que reconhecimentos como os promovidos pelo Prêmio Extensionista Ruy Carlos Ramos são um estímulo ao desenvolvimento de novos trabalhos no campo que venham a promover a melhoria da qualidade de vida e da renda dos pequenos produtores de base familiar.

Para o diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural, do IPA, Genil Gomes, premiar os trabalhos mais exitosos implantados no estado pelos nossos extensionistas demonstra que as ações no campo estão em níveis avançados e os resultados já podem ser sentidos desde as comunidade mais distante do Sertão à Zona da Mata.Audemars Piguet Replica “É sempre importante imprimir reconhecimento aqueles que realizam trabalhos de ponta, efetivamente junto aos produtores”, afirmou.


<< Voltar

 

COPYRIGHT © 2008 GOVERNO DE PERNAMBUCO
Av. General San Martin, 1371 - Bongi - Recife - PE - CEP: 50761-000 - PABX: (81) 3184-7200