Notícias




 

IPA participa do Projeto Bancos Comunitários de Sementes de Adubos Verdes

publicada em 01-04-2008

Há anos pesquisadores de diferentes instituições estudam alternativas de adubos naturais que não prejudiquem o ambiente. O resultado dessas pesquisas levou à criação do Projeto Banco Comunitário de Sementes de Adubos Verdes, desenvolvido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em parceria com a Embrapa, o Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT) e as Comissões Estaduais de Produção Orgânica (CPOrg-PE). O IPA, que é um dos componentes da Comissão em Pernambuco, já realiza o trabalho com adubos verdes há sete anos, e é a referência desse tipo de trabalho no estado.

Segundo a pesquisadora do IPA, Cristina Lemos, há cerca de seis meses as instituições envolvidas nas pesquisas com os adubos verdes vêm preparando estratégias para implementação do projeto, que pretende propiciar aos agricultores familiares orgânicos uma nova forma de adubar as plantações que gere independência de adubos industrializados. Especialista em hortaliças orgânicas, Cristina explica que com a criação do Banco, o IPA vai poder aprimorar esse trabalho.

O projeto tem por objetivo estimular o intercâmbio de conhecimento sobre sementes entre diferentes agricultores através CPOrgs, que são comissões estaduais que dão suporte técnico aos produtores. As CPOrgs são formadas por diferentes instituições, e no caso da pernambucana, são 20. Dentro do projeto, estão previstos o treinamento de 30 técnicos vindos das instituições parceiras no próximo dia 03, a partir das 9 horas, na Estação Experimental do IPA em Vitória de Santo Antão. Esse treinamento é o primeiro passo rumo à universalização do projeto entre os agricultores. “É nesse encontro que discutiremos entre técnicos e traçaremos os planos de acordo com cada comunidade que visamos atingir”, conta Cristina. Do IPA, participarão cinco extensionistas e um pesquisador.

Em seguida, de 07 a 13 de abril, cerca de 200 famílias serão capacitadas, em diferentes comunidades das Zonas da Mata e Agreste do estado, na produção e multiplicação das sementes. Segundo Cristina, o IPA pretende ampliar o incentivo à agricultura orgânica, por isso o apoio ao projeto do Mapa e a outras iniciativas do mesmo perfil. Atualmente, já existem diversas feiras de produtos orgânicos pelo estado com o apoio do IPA, inclusive a recém lançada na Ceasa.

 

Inoculantes – Além de sementes de Crotalária (1000 kg), Feijão Guandú (750 kg) e Mucuna (250 kg), que estão armazenadas no Serviço de Tecnologia Alternativa – SERTA, serão colocadas nas plantações desenvolvidas nos próximos meses os inoculantes, um tipo de material orgânico que contém microorganismos atuantes no melhoramento da qualidade do solo sem agressão o meio ambiente. Todos os inoculantes utilizados estão sendo armazenados no Laboratório de Biologia do Solo do IPA em Recife.

Atualmente, o IPA já produz inoculantes para a produção de feijão, sabiá e leucena em quantidades suficientes apenas pesquisas, podendo ampliar a produção de acordo com as necessidades do programa. O aprimoramento da qualidade do solo através de métodos alternativos e naturais, como os inoculantes, são um dos princípios da agricultura orgânica.


<< Voltar

 

COPYRIGHT © 2008 GOVERNO DE PERNAMBUCO
Av. General San Martin, 1371 - Bongi - Recife - PE - CEP: 50761-000 - PABX: (81) 3184-7200