Notícias




 

Novo presidente da Asbraer inicia seu mandato.

publicada em 04-04-2000

No dia 28 de março, o presidente  Júlio Zoé iniciou as atividades de seu mandato. Em missão a Brasília Zoé realizou audiências com a Secretaria da Agricultura fFmiliar do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Ministério do Meio Ambiente, Contag, EMBRAPA e Academia Brasileira de Extensão Rural, além de encaminhar assuntos administrativos dentro da própria entidade.


Secretaria da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário

Em reunião com o secretário nacional da Agricultura Familiar, Laudemir Muller e com o diretor do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural, o presidente Júlio colocou a Asbraer à disposição do ministério e discutiu assuntos importantes como definir os espaços das entidades oficiais de assistência técnica e extensão rural e das organizações não governamentais nas chamadas públicas realizadas pelo MDA, a criação de uma entidade nacional que possa centralizar as políticas de ATER e o fortalecimento da parceria entre o ministério e a Asbraer.

Embrapa

 

Em audiência com o presidente da Embrapa, Pedro Arraes, Zoé fortaleceu a parceria entre as entidades. Arraes declarou que a Embrapa deve ser “usada” pela extensão rural, no sentido da pesquisa e da extensão trabalharem de forma convergente. Júlio reafirmou que a integração entre a pesquisa e extensão deve acontecer desde a concepção dos projetos, inclusive, com a participação dos agricultores familiares.

Ministério do Meio Ambiente

 

Em audiência com Haroldo Oliveira,  da Secretaria de Extrativismos e Desenvolvimento Rural Sustentável do MMA,  Júlio Zoé discutiu a viabilidade de projetos de produção de mudas de oiticica com a participação de jovens estudantes conciliado com a educação ambiental. A oiticica é uma espécie perene importante para a manutenção de matas ciliares e que pode ser utilizada para a produção de biodiesel.

O MMA, que apesar de não ter esta espécie como uma das 16 cadeias produtivas que trabalha, se prontificou a trabalhar a garantia de preço do produto junto à Copanhia Nacional de Abasteimeto (Conab), além de se reunir com grandes empresas como a Petrobrás para fortalecer o fomento da compra da espécie.

Reunião com a equipe da Asbraer

Internamente o presidente Júlio se reuniu com sua equipe para orientações das diretrizes de seu mandato. Como primeira ação determinou a melhoria do Portal da entidade, ferramenta essencial para a comunicação com os extensionistas. Além de assuntos administrativos internos foi encaminhada agenda de parcerias que a entidade deve fortalecer e pré-agendada a primeira reunião de diretores da entidade que terá como principal objetivo  discutir o planejamento estratégico da Asbraer.

Contag

 
Em continuidade a sua primeira agenda em Brasília, no dia 23, o presidente Júlio Zoé foi recebido na Contag pelo presidente Alberto Broch, pelo secretário de Finanças e Administração Aristides Veras dos Santos e pelo secretario de Políticas Agrícolas, Antoninho Rovaris. Eles trataram do fortalecimento da parceria Asbraer e Contag já que ambas as entidades têm o objetivo precípuo de universalizar a ATER, inclusive com a participação da Asbraer no Grito da Terra. Ficou aceta a realização de um seminário de convivência com o semiarido para troca de experiências, além de um balanço das conquistas e das perspectivas para o futuro. Na Contag, assim como no MDA, foi discutida a proposta de criação de uma estrutura governamental, centralizadora das ações e políticas de ATER e a busca de um marco legal que traga um equilíbrio, sem competição, para os recursos do Governo Federal utilizado pelas organizações oficiais estatais e não estatais de ATER, já que a parceria entre estas é de fundamental importância para a agricultura familiar do Brasil.

Academia Brasileira de Extensão Rural

Finalmente, ainda no dia 23, em reunião com o presidente da Aber - Academia Brasileira de Extensão Rural, Hur Bem Correa, Júlio Zoé solicitou o apoio da Academia para estudar e elaborar o projeto da estrutura governamental, centralizadora das ações e políticas de ATER.

Fonte: Asbraer


<< Voltar

 

COPYRIGHT © 2008 GOVERNO DE PERNAMBUCO
Av. General San Martin, 1371 - Bongi - Recife - PE - CEP: 50761-000 - PABX: (81) 3184-7200