Notícias




 

IPA quer ampliar produção de controladores da dengue

publicada em 07-04-2008

O presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Júlio Zoé de Brito, recebeu a visita da Deputada Federal Ana Arraes. Ela foi conhecer as instalações do Laboratório de Biotecnologia e a produção dos biolarvicidas que combatem a proliferação dos mosquitos causadores da dengue e da filariose.

O IPA vem se mobilizando no intuito de captar recursos para ampliar a produção dos biolarvicidas passando de mil para 16 mil litros, ampliando o atendimento às Prefeituras. Recentemente Júlio Zoé esteve em Brasília, para tentar a liberação de verbas junto ao Ministério da Saúde.

O IPA já produz em pequena escala os biolarvicidas à base de Bacilus thuringiensis (BTI) e Bacilus sphaericus (Bs), O órgão tem uma experiência exitosa na produção do caldo fermentado à base de BS1, em escala de 1000 litros, tendo controlado entre 80% a 100% a reprodução de larvas de muriçoca em 30 municípios.

Para Júlio Zoé é necessário expandir a distribuição do produto para os demais municípios pernambucanos, através de convênios com as Secretarias Municipais de Saúde. Atualmente, o IPA assiste 30 municípios, entre eles Altinho, Araripina, Cabo de Santo Agostinho, entre outros e várias favelas na Região Metropolitana do Recife (RMR).

“O sucesso do controle destas doenças depende da implantação de políticas públicas especificas,patek philippe replica watches que envolvem uma série de ações conjuntas na rede de saúde, educação e infra-estrutura, nas esferas dos governos federal, estadual e municipal”, acentua o presidente.

A deputada considerou a pesquisa fundamental para o desenvolvimento do Estado, e pretende divulgar o trabalho em Brasília, para sensibilizar os outros deputados para a liberação de recursos para o projeto.


<< Voltar

 

COPYRIGHT © 2008 GOVERNO DE PERNAMBUCO
Av. General San Martin, 1371 - Bongi - Recife - PE - CEP: 50761-000 - PABX: (81) 3184-7200