Notcias




 

IPA INICA OFICINA DE PLANEJAMENTO EM PETROLINA

publicada em 07-06-2000


Discutir a execução das metas durante o período de doze meses e planejar ações voltadas para a transição agroecológica da cadeia produtiva hortifrutícula, segurança alimentar e nutricional e organização econômica da produção familiar. Este é o objetivo que reúne os agricultores familiares do Território da Cidadania do Vale do São Francisco, na oficina de planejamento que está acontecendo, hoje (07/06) e amanhã (08/06), em Petrolina.

Sob a coordenação da Gerência Regional do IPA/Petrolina, participam do evento agricultores, representantes do CMDRS, COMSEA, EMBRAPA, CODEVASF, UNIVASF, Secretaria de Irrigação do município, câmara de vereadores, sindicatos dos trabalhadores rurais, agentes financeiros, representantes do Território da Cidadania do Sertão do São Francisco, associações rurais, representantes da pesquisa e extensão rural do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA).

 

De acordo com o diretor de Extensão Rural do IPA Genil Gomes, Swiss Replica Watches com essas ações, o IPA busca democratizar e qualificar o serviço de ATER. “É importante considerar os conhecimentos dos agricultores e os potenciais endógenos para a construção do plano de trabalho”, destacou.

 

O agricultor Faustino Nunes, 59 anos, da comunidade de Cruz Salina, em Petrolina, se disse satisfeito com a troca de experiência e a oportunidade de expor as suas necessidades. “O IPA está no caminho certo, com essa idade, estou aqui aprendendo com os técnicos e com os nossos próprios companheiros, conhecendo coisas que nunca imaginei aprender”, comemorou.

 

Nos dias 9 e 10 de junho, será a vez de Afrânio, envolvendo também agricultores do município de Dormentes. Santa Maria da Boa Vista recebe a oficina nos dias 10 e 11 de junho, congregando, ainda, agricultores de Lagoa Grande. Finalmente, nos dias 13 e 14, a oficina acontecerá em Cabrobó, com a presença dos agricultores de Orocó.

 

CHAMADA PÚBLICA – A nova lei de Ater (12.188/2010) permite a substituição dos atuais convênios firmados para assistência técnica e extensão rural por chamadas públicas de projetos, fortalecendo as cadeias produtivas da agricultura familiar. O IPA aprovou 10 propostas, envolvendo 82 municípios, 19,1 mil agricultores, 234 extensionistas e 16 pesquisadores nos territórios da Mata Sul, Agreste e Sertão. Os recursos serão da ordem de 16 milhões que serão liberados ao longo de um ano para custear as atividades previstas nas propostas.

As metas e atividades estabelecidas compreendem diagnósticos, estudos, dia de campo, oficinas, cursos, reuniões, encontros para avaliação final, visitas técnicas e seminários para os agricultores beneficiários.



 


<< Voltar

 

COPYRIGHT © 2008 GOVERNO DE PERNAMBUCO
Av. General San Martin, 1371 - Bongi - Recife - PE - CEP: 50761-000 - PABX: (81) 3184-7200