Notcias




 

Hidroponia ganha espao em Pernambuco

publicada em 27-06-2000

Coordenada pelo engenheiro agrônomo do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Júlio Mesquita, a hidroponia é um sistema de produção onde são cultivadas plantas sem solo. Elas são colocadas em canais ou perfis perfurados e suas raízes ficam suspensas em meio líquido que circula por alguns minutos durante o dia, ou podem estar apoiadas em substratos inertes, ou seja, que não fornecem nutrientes, mas funcionam como suporte. Eles são colocados dentro de recipientes e umedecidos com solução  nutritiva, por meio de irrigação por gotejamento. Os nutrientes essenciais ao desenvolvimento das plantas são fornecidos por uma solução que contém água e todos os macros e micronutrientes que elas precisam para se desenvolver.

 

Esse sistema de produção é uma alternativa viável e lucrativa para os agricultores familiares,Swiss Replica Watches pois em uma pequena área é possível obter uma maior produtividade com menos mão de obra e tempo, uma vez que o período de colheita é reduzido. A hidroponia também assegura alimentos isentos de contaminação, principalmente por agrotóxicos, pois como se trata de cultivo protegido, desde que bem manejado, não há necessidade do uso de produtos químicos.  Os vasos, calhas, sementes e substratos para fixação podem ser facilmente encontrados em casas de produtos agropecuários, tanto na Capital como no Interior. Em Pernambuco, a atividade vem crescendo muito nos últimos anos, com grandes e pequenos produtores aderindo à atividade como forma de geração de renda.

 

Júlio Mesquita ressalta que outro benefício da hidroponia é que ela não está limitada à utilização de grandes áreas e pode ser realizada em pequenos espaços urbanos, exigindo menos tempo, trabalho e insumos, obtendo-se resultados espetaculares, tanto em produtividade como em relação à qualidade dos produtos colhidos, livres de agrotóxicos.

 Nessas condições, o cultivo de hortaliças, a exemplo da alface, tomate, melão, melancia, pimentão, coentro e cebolinha, dentre outros, se adapta bem a quintais, jardins e até mesmo varandas, desde que haja sol e tratos culturais adequados que podem ser repassados aos interessados pelos próprios técnicos do IPA, em sua sede, regionais, estações experimentais ou escritórios municipais.

<< Voltar

 

COPYRIGHT © 2008 GOVERNO DE PERNAMBUCO
Av. General San Martin, 1371 - Bongi - Recife - PE - CEP: 50761-000 - PABX: (81) 3184-7200