Notcias




 

Sistema PAIS chega em Salgueiro

publicada em 27-06-2011

Os técnicos do escritório do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), em Salgueiro, implantaram no município dois sistemas de Produção Agroecológica Integrada Sustentável (PAIS), beneficiando as Comunidades do Cruzeiro do Sul e do Pau Ferro. No local, estão sendo cultivados tomate, alface, couve-folha, abobrinha, pimenta, maxixe, cebolinha, coentro, repolho, pimenta malagueta, beterraba, cenoura, arruda, salsa, melão e, no seu entorno, foram plantadas fruteiras como graviola, mamão e banana.

O projeto contempla também a criação de galinhas caipiras. Desde a aquisição dos sistemas, observou-se a melhoria da renda das famílias integradas ao programa, o que proporcionou, além da segurança alimentar, ganhos com a comercialização do excedente da produção em feiras livres e restaurantes, como comprovado pelo produtor João Luiz, da comunidade de Cruzeiro do Sul. 

A implantação das unidades PAIS abriu espaço para um maior engajamento dos pequenos agricultores no sentido de produzir de forma sustentável e surgiram interessados no sistema, sobretudo das comunidades do Turdilho e do Rodeador.


<< Voltar

 

COPYRIGHT © 2008 GOVERNO DE PERNAMBUCO
Av. General San Martin, 1371 - Bongi - Recife - PE - CEP: 50761-000 - PABX: (81) 3184-7200