Notcias




 

Planejamento participativo discutiu desenvolvimento sustentvel do Serto do Araripe

publicada em 04-07-2011

 

 

Seminário de Planejamento Participativo reuniu agricultores familiares dos municípios do Território da Cidadania do Sertão do Araripe nos dias 30/06 e 01/07 em Araripina. Na ocasião foi discutida a execução das metas durante o período de doze meses e feito o planejamento das ações voltadas para a Cadeia Produtiva da caprinovinocultura, segurança alimentar e nutricional e organização econômica da produção familiar.

 

 

O Evento teve como coordenadora Marlene Rezende, Gerente Regional do IPA em Araripina e participaram agricultores, representantes do CMDRS, FACIAGRA, CHAPADA, CAATINGA, Projeto Dom Helder Câmara, Prefeituras Municipais, Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, Agentes Financeiros, Fórum do Território da Cidadania do Sertão do Araripe, Associações Rurais e Fórum da Caprinovinocultura.

 

 

Participaram do evento 370 agricultores familiares dos municípios de Moreilândia, Granito, Exu, Bodocó, Ouricuri, Santa Cruz, Santa Filomena, Trindade, Ipubi e Araripina.

 

 Na oportunidade foi discutida a Política Territorial do Sertão do Araripe pela coordenadora do Fórum do Território da Cidadania, Valéria Landim.

Para o extensionista Luiz Cunha “o momento é importante para valorizar os conhecimentos dos agricultores e potencializar ações que os levem ao desenvolvimento sustentável”.

 

 

Estiveram presentes também o grupo Teatral de Nascente e o Aboiador de Granito.

 

 

CHAMADA PÚBLICA – A nova lei de Ater (12.188/2010) permite a substituição dos atuais convênios firmados para assistência técnica e extensão rural por chamadas públicas de projetos, fortalecendo as cadeias produtivas da agricultura familiar. O IPA aprovou 10 propostas, envolvendo 82 municípios, 19,1 mil agricultores, 234 extensionistas e 16 pesquisadores nos territórios da Mata Sul, Agreste e Sertão. Os recursos serão da ordem de 16 milhões que serão liberados ao longo de um ano para custear as atividades previstas nas propostas.

 

 As metas e atividades estabelecidas compreendem diagnósticos, estudos, dia de campo, oficinas, cursos, reuniões, encontros para avaliação final, visitas técnicas e seminários para os agricultores beneficiários.

<< Voltar

 

COPYRIGHT © 2008 GOVERNO DE PERNAMBUCO
Av. General San Martin, 1371 - Bongi - Recife - PE - CEP: 50761-000 - PABX: (81) 3184-7200