Notícias




 

Indios tem assistência técnica para a produção econômica

publicada em 15-05-2008

          A feira do mercado popular de Pesqueira, Agreste do Estado, registrou na quarta-feira (14) um movimento diferenciado. É que a comunidade indígena dos Xukurus de Ororubá promoveu, em parceria com o Instituto Agronômico de Pernambuco - IPA, um dia de conscientização sobre a importância do consumo de alimentos orgânicos, com a realização de palestras e exibição de filmes educativos sobre o tema. Na próxima terça-feira (20), será firmado um convênio entre o Governo do Estado e a Associação Indígena de Pernambuco, naquele município, para aquisição de quatro tanques resfriadores de leite.    

        Cerca de 50 famílias da tribo trabalham atualmente na produção de alimentos orgânicos, na fruticultura (banana, maracujá) e leguminosas e folhosas (alface, pimentão), feijão, entre outros. Eles recebem tem apoio técnico do IPA, através da realização de cursos de capacitação em organização e gestão da produção. Segundo o extensionista rural, Iran Neves, articulador da Rede Temática da ATER Indígena, é de fundamental importância o fortalecimento da cadeia de alimentos orgânicos, como uma alternativa de renda para os índios e a auto-sustentabilidade do povo.            

O cacique Marcos Xukuru afirmou que pretende potencializar as atividades econômicas existentes na tribo como o artesanato, promovendo o fortalecimento da transição de produtos agroquímicos para os agroecológicos. “Devemos produzir sem agredir o meio ambiente. Na medida em que consumimos alimentos saudáveis estamos investindo na saúde, educação e outras áreas e melhorando a qualidade de vida das pessoas”, enfatiza. A idéia do Cacique é fazer com que Pesqueira seja um município referência na produção de alimentos orgânicos.        

     LEITE – Será firmado um convênio na próxima semana entre o Governo do Estado e a Associação Indígena de Pernambuco, dentro do Programa Leite  Xucuru,  para a aquisição de  quatro resfriadores de leite, com a capacidade para 4 mil litros cada. A ação beneficiará diretamente 280 produtores de leite e indiretamente 2167 famílias.      

      A iniciativa ocorre em parceria entre o IPA, que dará assistência técnica aos produtores com a capacitação de 100 famílias, em ordenha higiênica do leite, e o Prorural, que destinou os recursos no valor de R$ 160 mil. A aldeia dos Xukurus possui atualmente um rebanho estimado em seis mil cabeças de gado.          

   Em uma outra ação, 35 famílias da tribo foram cadastradas no Programa de Aquisição de Alimentos – PAA, cuja produção será adquirida pelo Governo do Estado para ser utilizada na merenda escolar. 


<< Voltar

 

COPYRIGHT © 2008 GOVERNO DE PERNAMBUCO
Av. General San Martin, 1371 - Bongi - Recife - PE - CEP: 50761-000 - PABX: (81) 3184-7200