Notícias




 

Terra Pronta 2012 deve aguardar chuvas

publicada em 10-01-2012

O secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos, após avaliar com os técnicos do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) o melhor período para o lançamento do Programa Terra Pronta e Distribuição de Sementes, em decorrência do atraso das chuvas em algumas regiões do estado, concluiu que é sensato esperar o início efetivo das chuvas para arar a terra e entregar as sementes aos agricultores familiares beneficiados pelo programa.

Ranilson Ramos iniciou na sexta-feira (07), em Salgueiro, Sertão Central, uma série de reuniões com os técnicos do IPA para discutir o assunto. Estavam presentes o deputado Gonzaga Patriota, o prefeito em exercício de Salgueiro, Luiz Carlos de Souza, o secretário de Desenvolvimento Rural de Salgueiro, Nilton Cavalcanti, e o diretor de Extensão do Rural do IPA, Genil Gomes.

“É fundamental que o plantio seja realizado na época exata do ciclo das chuvas, para evitar que os agricultores familiares tenham prejuízos”, falou o secretário. Durante o encontro, os técnicos apresentaram o cenário de cada uma das regiões, e discutiram abastecimento de água potável por meio de carros pipas.

“Viemos ouvir os técnicos e discutir os critérios para não cometermos erros no momento de distribuir as sementes”, afirmou Ranilson. A perspectiva é de que o período da invernada se inicie na segunda quinzena de janeiro, por isso a distribuição só se dará no momento propício, assegurando uma boa germinação e, conseqüentemente, uma maior produtividade das culturas plantadas.

Em Ouricuri, no Araripe, acompanhado de vários prefeitos e lideranças do Sertão – entre eles de Trindade, Exu, Santa Filomena, Parnamirim, Morelandia, Araripina, Bodocó, e Granito, além do secretário de Agricultura de Ouricuri -, o secretário também discutiu sobre o melhor momento para executar o Programa Terra Pronta. O abastecimento por meio de carros pipas foi um dos assuntos do encontro. Ainda na sexta-feira, Ranilson Ramos esteve em Jutaí, Lagoa Grande, no Sertão do São Francisco, onde a situação da estiagem voltou a ser debatida.


<< Voltar

 

COPYRIGHT © 2008 GOVERNO DE PERNAMBUCO
Av. General San Martin, 1371 - Bongi - Recife - PE - CEP: 50761-000 - PABX: (81) 3184-7200