Notcias




 

IPA capacita novos extensionistas

publicada em 13-03-2012

O Presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Júlio Zoé de Brito, acompanhado pelo diretor de Extensão Rural, Genil Gomes, abriu, hoje (13/03), o curso de capacitação inicial para extensionistas de contrato temporário. O curso, que segue até 23/03, faz parte do Programa de Formação Continuada do Departamento de Educação Profissional.

 

 

A formação acontece no Cetreino, em Carpina, e conta com 70 participantes que já desenvolvem atividades de Ater junto aos agricultores do Estado, como também aos beneficiários dos contratos das Chamadas Públicas. “Nossa obrigação é ajudar os agricultores familiares para que eles não tenham a agricultura apenas como meio de sobrevivência, mas, também, renda digna e qualidade de vida, deixando o exemplo para seus filhos”, afirmou Júlio Zoé de Brito.

 

 

Dentre as várias atividades do evento, serão abordados conteúdos como: Políticas Públicas, Territórios da Cidadania, Plano Brasil sem Miséria, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Agroecologia, Importância do Crédito Rural para a Agricultura Familiar, Metodologia de Extensão Rural, Uso da Homeopatia no Manejo Sanitário Animal, além de Oficinas Técnicas sobre Caprinovinocultura, Cadeia Produtiva do Leite e Hortifruticultura.

 

 

Segundo Genil Gomes, ser extensionista é algo sublime, fazendo com que os agricultores familiares tenham a oportunidade de desenvolver a sua unidade produtiva de forma sustentável. “Com base na nova Lei de Ater, tivemos muitos avanços, porém sabemos que outros desafios ainda estão por vir”, destacou.

 

 

O curso tem o apoio de instrutores do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural (DEAT), do Departamento de Estudos Prospectivos (DEEP), ambos do IPA, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e dos agricultores do Assentamento Chico Mendes II.

<< Voltar

 

COPYRIGHT © 2008 GOVERNO DE PERNAMBUCO
Av. General San Martin, 1371 - Bongi - Recife - PE - CEP: 50761-000 - PABX: (81) 3184-7200