Notícias




 

IPA promove ações da Rede ATER de Comercialização

publicada em 09-07-2008

            O Instituto Agronômico de Pernambuco – IPA vai organizar um encontro envolvendo diversos órgãos que lidam com a comercialização de produtos da agricultura familiar em Pernambuco, como a Companhia Nacional de Abastecimento- Conab, Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional - Consea, movimentos e organizações sociais, entre outros, com o objetivo de planejar e socializar ações na área. O Ministério de Desenvolvimento Agrário também será contactado.

 

            Segundo o articulador da Rede Temática de Comercialização do IPA, Giuberto Ramos, com isto está se buscando consolidar as relações com as organizações de Assistência Técnica Rural – ATER, ligadas ao tema da comercialização, dentro dos eixos estratégicos da Secretaria de Agricultura Familiar - SAF. “As Redes Temáticas cumprem o importante papel de estabelecer uma articulação entre estas organizações e a SAF, criando oportunidades de intercâmbio e troca de experiências”, afirma Ramos.

 

            O IPA, por meio de sua Diretoria de Extensão Rural, está trabalhando no sentido de implantar as Redes Temáticas, visando ao fortalecimento da agricultura familiar. A Rede Temática de Comercialização promove o intercâmbio de experiências de promoção comercial dos produtos da agricultura familiar; apoia a formulação e divulgação de programas, entre outras.

 

            Recentemente, técnicos do IPA foram conhecer em Chapecó, Santa Catarina, a gestão das agroindústrias locais, que já competem no mercado com as grandes indústrias. O objetivo da visita foi ver o funcionamento de Redes de Agroindústrias e de Comercialização de produtos oriundos da agricultura familiar e colher subsídios que poderão ser aproveitados na implantação do sistema em Pernambuco.

 

            Além dos processos de beneficiamento dos alimentos, os técnicos conheceram formas de legalização, questões jurídicas, organização, estratégias de produção e comercialização, sanidade, marketing e os mercados onde atuam essas agroindústrias.

 

            Segundo Giuberto Ramos, em Santa Catarina, as Redes de Agroindústrias e de Comercialização encontram-se bastante adiantadas, existindo uma Rede com grande número de agroindústrias rurais de pequeno porte. Elas vêm impulsionando a geração, direta e indireta, de novos postos de trabalho e de renda aos agricultores, onde se vê também, a promoção e a inclusão social e econômica dos pequenos agricultores no Oeste Catarinense.

 

            Outra facilidade proporcionada por esse sistema é o acesso ao crédito, à assistência técnica e o apoio institucional.   “Este modelo de empreendimento foi a maneira encontrada para os produtores colocarem seus produtos no mercado com mais facilidade; isso os ajuda a agregar mais valor à mercadoria e obter um lucro melhor”, enfatiza o articulador.

 

            Em Pernambuco, com relação à comercialização, estão sendo desenvolvidas ações do Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar – PAA, dentro de duas modalidades – compra direta e compra formação de estoque dos agricultores. Serão feitas várias capacitações, no sentido de potencializar o PAA e transformá-lo em política de estado, incluindo três grandes seminários nos Territórios de Cidadania (Agreste, Mata Sul e Sertão do Pajeú) -  sensibilização, sustentabilidade e autogestão.

  

<< Voltar

 

COPYRIGHT © 2008 GOVERNO DE PERNAMBUCO
Av. General San Martin, 1371 - Bongi - Recife - PE - CEP: 50761-000 - PABX: (81) 3184-7200