Notícias




 

Pernambuco Vai Realizar Trabalho Pioneiro Em Fitoterapia

publicada em 25-08-2008

            Pernambuco será pioneiro em todo o País na implementação das políticas públicas voltadas para a fitoterapia.  O Instituto Agronômico de Pernambuco, IPA, órgão da Secretaria Estadual da Agricultura, através de Gerências Regionais, fará um levantamento sobre a medicina alternativa e a produção de remédios fitoterápicos nos municípios pernambucanos, principalmente relativo às plantas do bioma caatinga.  O trabalho servirá como subsídio para a realização de um seminário estadual sobre o tema a ser realizado em outubro, em Salgueiro.          

          O assunto foi um dos temas de encontro no IPA, entre o Secretário de Agricultura, Ângelo Ferreira, o Presidente do instituto, Júlio Zoé, Gerentes de algumas Regionais da entidade (Palmares, Araripina, Garanhuns, Petrolina, entre outros), as Coordenadoras dos Programa do Leite, Carmem Patrícia,  do Garantia-Safra, Edivânia Vidal,  e de Fitoterapia do IPA, WaldirAlmeida, entre outros.

             O levantamento a ser realizado pelos extensionistas do IPA vai identificar os organismos institucionais (como laboratórios) e as pessoas envolvidas com atividades de plantas medicinais e com a fitoterapia em Pernambuco. Atualmente, apenas Olinda realiza oficialmente atividades de fitoterapia.  Com a aprovação do Governo Federal da Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, por meio do decreto presidencial nº 5.813, há uma necessidade de se conhecer a realidade nacional sobre o assunto. O trabalho começará por Pernambuco, enfatiza Júlio Zoé, pela tradição que tem na área.           

  Os objetivos principais são: utilização sustentável da biodiversidade brasileira; fortalecimento da agricultura familiar; valorização e preservação do conhecimento tradicional das comunidades tradicionais e indígenas; promoção da formação técnico-cientifica e capacitação no setor de plantas medicinais e  fitoterápicos; melhoria do acesso da população aos medicamentos; promoção da segurança alimentar e nutricional, além do uso sustentável da biodiversidade brasileira.         

     A Fitoterapia é o recurso de prevenção e tratamento de doenças através das plantas medicinais. É considerado fitoterápico toda preparação farmacêutica (extratos, tinturas, pomadas e cápsulas) que utiliza como matéria-prima algumas partes das plantas, como folhas, caules, raízes, flores e sementes, com conhecido efeito farmacológico.            

         TRABALHO - A equipe conversou ainda sobre a integração das equipes dos dois órgãos e o fortalecimento de ações fundamentais para o Estado como o Programa Mãe Coruja, Qualificampo e a infra-estrutura hídrica nas áreas rurais. Para Júlio Zoé a extensão rural é uma porta que se abre para que as políticas públicas cheguem ao campo. “Os escritórios funcionais do IPA no interior significam um ponto do Estado naquele município. Vem inclusive cedido o espaço físico para a instalação de programas, como o Canto da Mãe Coruja”, registra.     


<< Voltar

 

COPYRIGHT © 2008 GOVERNO DE PERNAMBUCO
Av. General San Martin, 1371 - Bongi - Recife - PE - CEP: 50761-000 - PABX: (81) 3184-7200