Notícias




 

IPA de Itamaracá incentiva turismo sustentável

publicada em 26-09-2008

Aos amantes do ecoturismo e para quem gosta de contato com a natureza e animais silvestres a dica é Itamaracá. O Instituto Agronômico de Pernambuco – IPA, órgão vinculado à Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária do Estado, além do seu já conhecido estímulo às atividades agrícolas vem desenvolvendo, também, ações de incentivo às atividades de caráter não agrícola. Na programação de turismo em Itamaracá, por exemplo, podem constar não só visitas a antigas igrejas e reservas naturais, mas também a realização de trilhas.

O IPA Itamacará vem estimulando discussões, elaborando projetos e promovendo reuniões, junto a bancos, objetivando custear, para os moradores da região, a realização de atividades agrícolas ou não. Nesse contexto, vem incentivando o turismo pedagógico e a conservação do bioma natural e discutindo a elaboração de projetos que garantam a formação de ambientalistas mirins, mediantes treinamentos em educação ambiental. Segundo o extensionista, Luiz Otávio, a meta com essas ações é proporcionar “um agradável passeio aos turistas e fortalecer a economia da comunidade, através da geração de renda”.

É na comunidade de Vila Velha que se verificam as melhores condições para o turismo rural sustentável. Os visitantes podem, por exemplo, conhecer a segunda mais antiga igreja do Brasil, a igreja de Vila Velha. Para os mais radicais é possível fazer trilhas, percorrendo o caminho da Trilha dos Holandeses ou dos Manguezais. Podem, ainda, ser realizadas visitas ao Mirante das Salinas e a exuberante Coroa do Avião, além de visitação a barracas de comidas típicas e estabelecimentos de artesãos locais. Movimentando o turismo da região, o IPA local vem estimulando o incremento de renda a população da comunidade.

IPA Itamacará – Fundado em Abril de 2008, desenvolve, também, atividades na agricultura e aqüicultura, cultura de organismos aquáticos, que, entre outras zonas de abrangência, envolve a piscicultura, cultivo de peixes. Também já está sendo discutida a implementação da carcinicultura; crustáceos.


<< Voltar

 

COPYRIGHT © 2008 GOVERNO DE PERNAMBUCO
Av. General San Martin, 1371 - Bongi - Recife - PE - CEP: 50761-000 - PABX: (81) 3184-7200