Notícias




 

IPA realiza ATER junto aos apenados em Canhotinho

publicada em 30-09-2008

Os apenados da Penitenciária Agrícola de Canhotinho, no agreste pernambucano, vêm participando de atividades de produção agrícola. Para isto, contam com a assistência técnica e extensão rural do Instituto Agronômico de Pernambuco – IPA, órgão vinculado à Secretaria de Agricultura, através do seu Escritório Municipal. No local, está sendo desenvolvido um projeto de reestruturação produtiva sustentável. O IPA em São Bento do Una também desenvolve ações de ressocialização de detentos.

 

O objetivo é contribuir para re-inserção no convívio social dos indivíduos que estão cumprindo pena, através da profissionalização em atividades agropecuárias. Segundo o assistente social da Gerência Regional do IPA em Lajedo, GIldo Ribeiro, com a ação espera-se que as informações repassadas no presídio aos apenados sirvam para serem aplicadas no retorno ao convívio social, fora do presídio, propiciando possibilidades de inserção no mercado de trabalho e alguns deles utilizam as técnicas em suas propriedades.

 

O projeto de reestruturação produtiva sustentável da penitenciária está apoiado em três bases: agricultura, pecuária e solos. O IPA vem promovendo diversas capacitações com os apenados, beneficiando inicialmente 25 deles. Já foram realizados três encontros práticos, sendo dois sobre ordenha higiênica do gado e um sobre agricultura orgânica.

 

Dentro das atividades da agricultura orgânica, os apenados aprendem a produzir inseticidas naturais e compostagem para hortaliças orgânicas. Segundo o extensionista do IPA em Canhotinho, Fabrício Leite, são ensinadas técnicas de combate aos besouros Cascudo e Vaquinha, além da já conhecida Mosca da Fruta, estão entre as principais pragas das lavouras. 

 

Os apenados recebem noções de comercialização dos produtos, manejo e análise correta do solo, aração em curva de nível, entre outras. A meta é produzir folhosas, como alface, rúcula e cebolinha, além de tubérculos, a exemplo da mandioca e da beterraba. O montante produzido será levado à feira de hortigranjeiros de Canhotinho e o capital produzido será empregado na melhoria da estrutura do centro, incentivando as ações pedagógicas.

 

Os apenados são capacitados a trabalhar com pequenas criações, a exemplo da apicultura. Na penitenciária está sendo implantado um pomar de fruticultura, onde estão sendo plantados cajus anão precoce, que servirão de alimento para o enxame de abelhas. Alguns presos estão confeccionando apiários.

 

Na área de bovinocultura estão sendo mostradas técnicas de manejo e produção de leite, vacinação de bovinos, tratamento e prevenção de doenças como Brucelose, Tuberculose e Mastite. Também será executado um programa de melhoramento do suporte forrageiro da penitenciaria com plantio de sorgo forrageiro, inclusive fornecendo as sementes de sorgo, além da orientação técnica para plantio. Já foram entregues 40 kg de sementes de sorgo forrageiro e está sendo verificada a possibilidade da entrega de certificados aos apenados que participaram deste ciclo de capacitação.

 

<< Voltar

 

COPYRIGHT © 2008 GOVERNO DE PERNAMBUCO
Av. General San Martin, 1371 - Bongi - Recife - PE - CEP: 50761-000 - PABX: (81) 3184-7200