Notícias




 

Nova semente de feijão-caupi ajuda a reduzir os índices de desnutrição

publicada em 22-07-2009

 

Da Redação do Nordeste Rural

 

A proposta é divulgar e ampliar o uso da cultivar BRS Xiquexique, uma semente com maiores teores de ferro e zinco, micronutrientes que ajudam a combater a anemia e conferem maior resistência ao organismo. O feijão de corda, como é conhecido no nordeste pode ser plantado em hortas escolares e em pequenas propriedades.  

 

A Xiquexique tem em média de 77 mg/kg (77 ppm) de teor de ferro e produz até 750kg por hectare em condição de sequeiro e quase 2 toneladas/ha em sistema irrigado. A melhor linhagem do Internacional Institute of Tropical Agriculture (IITA), referência mundial em feijão-caupi com sede na Nigéria (África), chega a 71 ppm de teor de ferro.

 

“Estamos avaliando a possibilidade de montarmos hortas escolares com alimentos que apresentam maiores teores de ferro, zinco e betacaroteno (pró-vitamina A) como forma de popularizar as novas cultivares e facilitar o acesso a esses produtos”, explicou Adelana Santos, que faz parte da equipe coordenada pelo pesquisador Maurisrael de Moura Rocha, da Embrapa Meio-Norte.

 

A Xiquexique também chegou ao Sergipe onde estratégias similares estão sendo implantadas como a instalação de unidades de observação em comunidades rurais e o envolvimento de escolas e creches no projeto. De acordo com Maurisrael Rocha, a equipe também tem investido na elaboração de artigos científicos, folders, comunicados técnicos, participado de feiras e exposições e organizado dias de campo e palestras.

 

BRS Xiquexique é uma planta de porte semi-prostrado, ramos relativamente consistentes, os quais contribuem para a resistência ao acamamento. Tem vagens secas amarelo-avermelhadas, grãos brancos, arredondados, tegumento liso, sem brilho e com anel do hilo marrom claro, que se enquadram na subclasse comercial branco. Ela tem cozimento rápido, é bastante palatável e atende ao padrão de preferência de grande faixa de consumidores das regiões Norte e Nordeste.

 

É um feijão de bom nível de resistência às doenças, principalmente aos vírus. Exige menos uso de defensivos agrícolas, o que colabora para evitar os ricos de contaminação dos produtores e do meio ambiente.
 
 

<< Voltar

 

COPYRIGHT © 2008 GOVERNO DE PERNAMBUCO
Av. General San Martin, 1371 - Bongi - Recife - PE - CEP: 50761-000 - PABX: (81) 3184-7200