Notícias




 

Uvas e mangas do São Francisco conquistam Indicação Geográfica

publicada em 24-07-2009

Fonte: INPI

O Brasil ganhou a sua sexta indicação geográfica: é o Vale do Submédio São Francisco, para uvas de mesa e mangas. O certificado foi concedido pelo INPI, no dia 7 de julho de 2009, ao Conselho da União das Associações e Cooperativas dos Produtores de Uvas de Mesa e Mangas do Vale do Submédio São Francisco (Univale). A Coordenação-Geral de Outros Registros, da Diretoria de Contratos de Tecnologia e Outros Registros do INPI é a responsável pela concessão das IGs. Localizado entre a Bahia e Pernambuco, o Vale concentra o maior pólo de fruticultura irrigada do Brasil, que também é um dos principais exportadoresde manga da América do Sul. Esta foi a primeira Indicação Geográfica para produtos da Região Nordeste.

Com isso, o Vale do Submédio São Francisco se junta ao Vale dos Sinos (RS), para o couro acabado; o Vale dos Vinhedos (RS), para os vinhos; a Região do Cerrado Mineiro (MG), para o café; o Pampa Gaúcho da Campanha Meridional(RS), para a carne bovina; e Paraty (RJ), para a cachaça.

Com o certificado, o Vale do Submédio São Francisco segue o exemplo do Vale dos Vinhedos, que foi a primeira Indicação Geográfica concedida a brasileiros, em 2002. Na região, as terras se valorizaram entre 200% e 500% e, segundo dados da Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dosVinhedos (Aprovale), o número de visitantes na região cresceu 168% entre 2001 e 2007, passando de 45 mil para 120 mil. 


<< Voltar

 

COPYRIGHT © 2008 GOVERNO DE PERNAMBUCO
Av. General San Martin, 1371 - Bongi - Recife - PE - CEP: 50761-000 - PABX: (81) 3184-7200