Notícias




 

Senadores encampam batalha contra a cochonilha que ataca a palma nordestina

publicada em 04-09-2009

Fonte: da Redação do Nordeste Rural

 

A praga que vem se alastrando pelo nordeste e ameaça dizimar as plantações de palma pode estar com os dias contatos. Pelo menos é o que pretendem dois senadores da república brasileira. O primeiro a se manifestar contra a cochonilha do carmim, foi o senador pernambucano Jarbas Vasconcelos. Agora mais um senador encampou a luta para livrar a região dessa praga. É o senador Roberto Cavalcanti, PRB da Paraíba.

 

O paraibano Roberto Cavalcanti (PRB) foi à tribuna do senado para apoiar a mobilização de Jarbas e pedir que o Governo Federal coloque os institutos de pesquisa  para trabalhar contra a cochonilha. O alerta do senador foi contundente: “Sem a palma forrageira é impossível qualquer atividade pecuária sustentável, do ponto de vista econômico, na quase totalidade das áreas e zonas rurais semiáridas do Nordeste”, disse.

 

A praga da cochonilha do carmim pode prejudicar definitivamente a pecuária leiteira do nordeste porque elimina a principal forrageira do cardápio do rebanho nordestino. A palma é resistente aos longos períodos de seca e por isso entra como alternativa para alimentar o gado durante as estiagens.

 

O senador da Paraíba, Roberto Cavalcanti, lembrou que, no mês passado que, o colega Jarbas Vasconcelos enviou requerimento ao ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, pedindo informações sobre as ações do ministério sobre o assunto, uma vez que a praga estava devastando o agreste de Pernambuco. Agora, revela com preocupação, que a praga de cochonilha-do-carmin já destruiu cerca de 100 mil hectares de plantações de palma forrageira no semiárido paraibano. Ele assinalou que a falta da palma forrageira já está comprometendo a produção leiteira da Paraíba.

 

“Nós pedimos ajuda ao Ministério da Agricultura no sentido de que adote providências efetivas de combate à praga. Tivemos esse problema no sertão de Pernambuco, no Agreste Meridional, no Agreste setentrional, nas microrregiões do Sertão Pernambucano. A queixa era generalizada com relação à palma forrageira, planta vítima da praga da cochonilha. Agora é o Estado da Paraíba que levanta a mesma questão, e espero que contribua para que o Ministério da Agricultura adote providências efetivas, por se tratar de um problema que atinge mais de um Estado nordestino”, concluiu.


<< Voltar

 

COPYRIGHT © 2008 GOVERNO DE PERNAMBUCO
Av. General San Martin, 1371 - Bongi - Recife - PE - CEP: 50761-000 - PABX: (81) 3184-7200