Notícias




 

Deputada federal Ana Arraes (PSB-PE) ressalta importância do IPA

publicada em 10-09-2009

É com muita honra que dirijo a palavra a todos os presentes às comemorações dos 74 anos do Instituto Agronômico de Pernambuco. O IPA que já foi Instituto de Pesquisas Agronômicas e Empresa Pernambucana de Pesquisa Agropecuária, mas que jamais se afastou da sua nobre missão de estar ao lado do homem do campo. O IPA não apenas está presente, mas é protagonista das melhores e mais competentes pesquisas, desenvolvimento e produção de bens e serviços gropecuários, incorporando as atividades de assistência técnica, extensão rural e de infra-estrutura hídrica a serviço do progresso e pesquisas agrícolas  rurais de Pernambuco.


O Instituto hoje adapta e gera tecnologia, presta assistência técnica e extensão rural aos agricultores, notadamente os que atuam na agricultura familiar, proporcionando condições para que desenvolvam a sustentabilidade do agronegócio. É com a ação do IPA que se desenvolvem projetos ousados e inovadores, muitos baseados na experiência local dos agricultores, com vistas ao aproveitamento racional e equilibrado das potencialidades de cada região do Estado. É importante destacar que esses projetos sempre prezaram pelo respeito ao ecosssistema e o meio-ambiente, pilares básicos de toda política de desenvolvimento do governo de Pernambuco.


O governador Eduardo Campos, seguindo o exemplo do ex-governador Miguel Arraes, tem o coração e as ações voltadas para o incremento da produção e da eficiência do setor agropecuário. É política de Estado em Pernambuco a valorização do agricultor e do homem do campo, e os programas de distribuição de sementes, por exemplo, prezam pelo produto de melhor qualidade para que os resultados sejam também os melhores possíveis. Ato contínuo, essa política representa o respeito aos consumidores finais, ao povo pernambucano, que cobram e merecem o que de melhor o Estado possa lhes proporcionar.


E cabe ao IPA esta nobre tarefa. Fazer a ciência ter seus conhecimentos e descobertas revertidos a serviço, principalmente, da geração de alimentos: o bem mais importante de qualquer povo. Tem sido uma tarefa assumida com competência pelo IPA trazer para a realidade do nosso Estado as tecnologias geradas em outras regiões e até em outros países, visando melhorar o desempenho da nossa agricultura. Algumas dessas iniciativas desenvolvidas aqui, com dinheiro azul e branco, têm levado Pernambuco à condição de Estado que atua com tecnologia de ponta e promove saltos qualitativos na pesquisa dedicada à agricultura.


Mas uma das ações mais importantes do Estado pernambucano, que tanto era valorizada pelo governador Miguel Arraes e que agora é uma meta do governo Eduardo Campos é a questão da água. O IPA tem se posicionado na linha de frente no desenvolvimento da infraestrutura hídrica para o campo. Seja por meio da construção, manutenção ou recuperação de barragens. Seja na implementação de técnicas de irrigação. É o IPA o instrumento do povo da roça na luta por dias melhores e pela manutenção do homem onde cresce e produz.O IPA estuda a ferrugem do milho para o Globo Rural, a cochonila, aspropriedades nutritivas do feijão de corda e as formas de proporcionar as melhores safras.


Hoje o Ipa está presente em todas as regiões de Pernambuco. Seja através do Centros de produção de Recife, Salgueiro e Petrolina. Das Estações Experimentais que vão de Vitória de Santo Antão até Belém do São Francisco. E das gerências Regionais que se encontram em toda parte. Um Intituto com tantas conquistas e ainda tão jovem nos seus 74 anos.

 

Parabéns ao IPA, seus diretores e funcionários e, parabéns Pernambuco por ter o IPA ao lado do seu povo.  
 
Ana Arraes
Deputada Federal

<< Voltar

 

COPYRIGHT © 2008 GOVERNO DE PERNAMBUCO
Av. General San Martin, 1371 - Bongi - Recife - PE - CEP: 50761-000 - PABX: (81) 3184-7200