Notícias




 

IPA abre espaço para exposições de arte

publicada em 29-09-2009

 

O Instituto Agronômico de Pernambuco cria mais um laço de interação com a sociedade O Projeto IPA Arte, Cultura e Artesanato será iniciado em agosto e abrirá um novo espaço para exposições e mostras mensais que retratem o potencial da criatividade artística pernambucana. A primeira mostra ocorrerá entre os dias sete e nove deste mês no hall de entrada da Instituição e abrigará peças sacras do artista plástico Eduardo Araújo.

Com formação superior em educação artística e artes plásticas, ele trabalha profissionalmente há treze anos, fazendo uma releitura do Barroco Colonial. Além das tradicionais imagens sacras de santos e anjos, a exemplo de Nossa Senhora da Piedade, da Santíssima Trindade e de São Miguel Arcanjo, ele produz peças decorativas relacionadas a outros temas, como as máscaras venezianas, tradicionais no carnaval de Veneza, na Itália, e réplicas de arte da antiguidade egípcia.   

Entre as técnicas aplicadas pelo artista, estão as de desenvolvimento empírico, pinturas marmorizadas em painéis, colunas, bancadas e santos barrocos. O artista também trabalha com restauração de imagens seculares e devolve a originalidade de mobiliário antigo, sobretudo os de origem francesa, com técnicas de pátina e folheações a ouro, num rico e minucioso trabalho que resgata todo o fausto das belas artes do passado, Eduardo Araújo devolve ao presente, através de suas pinturas, a história e o valor das chamadas belas artes seculares.

Suas imagens são ricas em detalhes, como arabescos e filigranas douradas, que enriquecem o olhar do expectador e provocam uma maior observação e concentração na apreensão das muitas informações subliminares contidas no simbolismo das cores e efeitos característicos do Período Barroco.

O artista desenvolve também técnicas de metalizações e verdete - efeitos  de pinturas especiais, que quando aplicadas, "sugerem" uma falsa impressão, de que as obras são em bronze antigo ou estanho, quando na, maioria das vezes, têm como base gesso, madeira e resina. Nas misturas de suas tintas e folhas de ouro, prata e cobre, o trabalho reflete uma grande dedicação e um exercício de técnica e paciência.


<< Voltar

 

COPYRIGHT © 2008 GOVERNO DE PERNAMBUCO
Av. General San Martin, 1371 - Bongi - Recife - PE - CEP: 50761-000 - PABX: (81) 3184-7200